UC apresenta pós-graduação inovadora que alia gestão cultural e sustentabilidade

O novo curso de formação é lançado em parceria com a DGArtes e está integrado no projeto Living the Future Academy (financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência).

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
09 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Há um novo curso de pós-graduação disponível na Universidade de Coimbra (UC). Com candidaturas abertas até 24 de fevereiro, o curso em Gestão Cultural e Sustentabilidade apresenta-se como uma formação inovadora que se propõe “relacionar as exigências ambientais e de sustentabilidade social e humana – e os desafios políticos, éticos e práticos que colocam - com as opções estratégicas e com os modelos de gestão de projetos e instituições culturais e artísticas”, defende a coordenadora científica e pedagógica, Vânia Rodrigues.

Eco dramaturgia, justiça ambiental ou eco ética são algumas das áreas a desenvolver no programa de formação que conta com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) e está integrada no projeto Living the Future Academy (financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência). “Uma aposta estratégica numa área de ensino que agrega estes temas e que constitui uma oferta formativa singular e relativamente pioneira, respondendo a um conjunto emergente de necessidades reflexivas e de competências do sector cultural”, acrescenta Vânia Rodrigues.

“A UC mudou o paradigma da oferta cultural, na forma e conceito”, acredita o Reitor da UC, Amílcar Falcão. De acordo com o responsável, há uma “cada vez maior preocupação com o processo de formação e investigação” na área das artes e da sustentabilidade.

É uma pós-graduação “estratégica e com um rasgo de inovação em linha com a atualidade”, garantiu o diretor da Faculdade de Letras da UC, Albano Figueiredo. Convicto “no grande sucesso” da iniciativa, o diretor da faculdade onde está alocada a formação destacou que estes são domínios “fulcrais do ponto de vista da lecionação, inovação e transferência do saber” para o futuro.

Eis o que pode fazer:

Relacionar exigências ambientais e de sustentabilidade social e humana (e os desafios políticos, éticos e práticos que colocam) com os modelos de gestão aplicados a projetos e instituições culturais e artísticas são alguns dos objetivos da pós-graduação que tem início em março de 2023 e tem a duração de um ano, em formato b-learning. Mais informações em https://ucpages.uc.pt/cursos-nao-conferentes-de-grau/cursos-prr-lfa/pos-graduacao-em-gestao-cultural-e-sustentabilidade/.

Durante a sessão de apresentação pública da pós-graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade foi ainda celebrado um protocolo de colaboração entre a UC e a DGArtes, “um passo muito relevante” para “criar condições para fazer” mais, garante o Reitor da UC.

De acordo com o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, o protocolo, garante um apoio no “desenvolvimento de atividades de formação e investigação em âmbito de trabalho situados na interseção das artes com outros domínios, de natureza ambiental e tecnológica”. A cooperação entre as duas entidades salienta “a importância crescente do compromisso com o diálogo e a cooperação interinstitucional e intersectorial, com a promoção do debate público”, acrescentou o responsável.