UC assina memorando de entendimento com Federações Nacionais de Ciclismo e Natação

O conhecimento científico aliado às necessidades práticas dos atletas de alta competição das duas modalidades é um dos pontos fortes do protocolo assinado.

16 janeiro, 2018≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“O que se espera de uma universidade com muitos séculos é que seja pioneira”. A Universidade de Coimbra (UC) foi a primeira universidade pública a assinar memorandos de entendimento com as Federações Portuguesas de Natação e Ciclismo. O objetivo é implementar um projeto de desenvolvimento desportivo na área do desporto universitário, na vertente do alto rendimento.

Os memorandos têm “duas vertentes fundamentais”, revela o reitor da UC. Por um lado, João Gabriel Silva vê como essencial direcionar o “trabalho científico às necessidades práticas dos atletas de alta competição destas duas modalidades, da natação e do ciclismo”. “O treino de alta competição está cada vez mais dependente de conhecimento muito profundo sobre o comportamento dos próprios atletas, ritmos de treino e tudo isso. Nós, através da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e não só, vamos contribuir para o fazer. Uma questão de investigação científica e de suporte ao rendimento elevado”, acrescenta.

Por outro lado, o reitor da UC considera que é importante “acolher aqui na Universidade estudantes que sejam simultaneamente atletas de alto desempenho, das duas modalidades, e que possam beneficiar dos dois mundos, do conhecimento científico e fazer aqui a carreira desportiva e académica”.

Assinatura dos Memorandos

“Para nós é uma honra assinar um memorando desta magnitude”, afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, que considerou o momento “histórico” para a modalidade. “O alto rendimento exige cada vez mais competências da nossa parte, o nível competitivo em todo o mundo é muito alto, e temos de trabalhar em conjunto com quem está na vanguarda”, continua o responsável. “O sucesso acontece na soma de pormenores que vão contribuir para a excelência”

Também o presidente da Federação Portuguesa de Natação assumiu como “um privilégio” assinar o protocolo. António Martins da Silva espera que “a partir do próximo ano, a abrangência do protocolo consiga trazer mais pessoas, e permita assim representar Portugal – e a Universidade – nos palcos internacionais”. O responsável deixou ainda o desafio à UC de, depois da organização dos European University Games – EUG 2018, que têm lugar em julho, em Coimbra, “sermos também pioneiros na organização do primeiro campeonato universitário da europa de natação em 2019, porque temos as condições para o fazer”.

O reitor da UC revelou ainda, após a cerimónia de 16 de janeiro, que se pretende assinar mais memorandos de entendimento com federações de outras modalidades.

Marta Costa e Karine Paniza