UC assinala Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia

A Torre da UC tem hasteada a Bandeira Arco-Íris durante todo o dia.

17 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Hoje, dia 17 de maio, celebra-se o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. A Universidade de Coimbra (UC) alia-se à efeméride hasteando a Bandeira Arco-Íris na Torre da UC.

Esta data, escolhida por coincidir com o dia em que a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da sua lista de doenças em 1990, é marcada, desde 2005, por eventos nas mais diversas instituições, desde a Comissão Europeia e o Conselho da Europa, até à ONU, à Comissão para a Cidadania e Igualdade (CIG) e às Unidades de Investigação e Desenvolvimento um pouco por todo o mundo.

Também em Portugal, este marco histórico tem sido assinalado. No presente ano, a celebração reveste-se de uma importância acrescida, recordando os 40 anos da descriminalização da homossexualidade no contexto português, mote de uma Conferência em Lisboa nos dias 27 e 28 de maio.

A investigadora Ana Cristina Santos, socióloga e investigadora principal em Estudos de Género no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), explica o contexto da data no artigo "A revolução queer por vir: diversidade sexual e de género ao longo da vida" (documento disponível no final da notícia).

Recorde-se que Ana Cristina Santos ganhou, em março deste ano, um financiamento de 2 milhões de euros atribuído pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) para liderar o projeto TRACE – Cidadania Queer ao Longo do Tempo: Envelhecimento, idadismo e políticas LGBTI+ na Europa. Foi a segunda vez que o ERC premiou o trabalho desenvolvido pela investigadora.

"A revolução queer por vir: diversidade sexual e de género ao longo da vida", por Ana Cristina Santos Socióloga e Investigadora Principal em Estudos de Género no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC)