UC assinala Dia Mundial da Árvore e da Floresta com uma iniciativa de recolha de equipamentos elétricos

Nos dias 21 e 22 de março serão colocados, em vários pontos da UC, contentores apropriados para a deposição deste tipo de resíduos.

15 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

No próximo dia 21 de março celebra-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. A Universidade de Coimbra (UC), através da Divisão de Manutenção, Segurança e Ambiente do Serviço de Gestão das Instalações e Património, vai assinalar a data com uma iniciativa de recolha alargada de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).

A ação é dirigida a toda a comunidade da UC, dando assim a possibilidade de trazer os REEE que, por desconhecimento ou por falta de soluções, mantém em casa ou fora do local habitual de trabalho. Podem ser depositados: equipamentos, tais como, impressoras, computadores, aspiradores, telemóveis, televisores; pilhas; baterias e ainda tinteiros e tonners.

Nos dias 21 e 22 de março, vários contentores apropriados para a deposição deste tipo de equipamentos serão colocados em vários pontos da UC (ver lista completa em baixo), os quais serão posteriormente recolhidos em parceria com uma entidade externa e com uma entidade gestora deste fluxo de resíduos.

A iniciativa assenta em quatro objetivos:

• Sensibilizar a comunidade para a correta separação de resíduos e para a colocação em fileiras/contentorização adequados;
  • Contribuir para evitar o abandono indiscriminado de resíduos, em particular nas florestas;
  • Contribuir para o aumento das taxas de reciclagem e valorização e simultaneamente para a redução da extração de recursos naturais;
  • Proporcionar à comunidade UC uma forma alternativa de deposição dos seus REEE.

De referir que a iniciativa não prejudica o já existente circuito de recolha periódico desta tipologia de equipamentos, exclusivo para resíduos produzidos nas instalações da UC.