UC Back to Work: visita noturna à Universidade marca regresso ao trabalho

Iniciativa do Núcleo de Turismo da UC levou cerca de 140 funcionários e familiares numa visita guiada pela Universidade de Coimbra.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
22 setembro, 2025≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A temperatura arrefeceu, mas nem por isso demoveu Liane Forte de querer subir à Torre da Universidade de Coimbra (UC). A acompanhar o marido, que trabalha na UC, elogiou a iniciativa do Núcleo de Turismo da UC (NTUC): "Sendo eu de Coimbra sinto essa necessidade de conhecer um bocadinho mais o que é nosso". Já o marido, Rui Costa, acha que "devia ser algo a repetir mais vezes para outro tipo de experiências" e "dá-nos alguma motivação para fazermos o nosso trabalho em prol da Universidade".

O UC by Night – Back to Work regressou novamente este ano para proporcionar uma atividade exclusiva e gratuita para a comunidade UC (docentes, investigadores e corpo técnico) e familiares. Mais de 140 participantes visitaram no passado sábado, 20 de setembro, o Palácio Real, a Real Capela de S. Miguel, o Piso Nobre da Biblioteca Joanina e a Torre da Universidade.

"Estamos habituados a aproveitar a UC como trabalho, poder aproveitar a UC como divertimento, lazer, conhecimento da cultura e do património é impagável", salienta a funcionária Sónia Santos. Também Helena Figueira valoriza a iniciativa, "gosto sempre de saber coisas sobre a nossa Universidade e de visitar todos os monumentos e edifícios da academia a que pertencemos".

O Núcleo de Turismo da UC aproveita a oportunidade para mostrar o que faz no seu dia-a-dia, em particular nas visitas guiadas. Para Mariana Freitas, do NTUC, o UC Back to Work "incentiva as pessoas a conhecerem mais sobre a Universidade e o sítio onde trabalham" visto haver "muitas pessoas que trabalham cá, na UC, mas não têm oportunidade de visitar os espaços".

O UC by Night – Back to Work realiza-se anualmente, "por um lado, marca o fim da época alta, que é a nossa época mais atarefada no Turismo e, por outro lado, marca o regresso ao trabalho da comunidade UC", explica André Goes, do NTUC. Esta atividade serve como "estímulo para docentes, investigadores e corpo técnico estarem aqui mais motivados para mais um ano de trabalho", conclui.

Partilhe