UC dá "um passo em frente" na promoção do sucesso académico

O Step by Step é um programa de tutoria Interpares, que tem o intuito de promover e facilitar a inclusão de todos os estudantes da Universidade de Coimbra, promover o sucesso académico e combater o abandono escolar.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
07 dezembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Imagine um programa de voluntariado que tem como objetivo promover o sucesso académico e combater o abandono escolar auscultando os estudantes para identificar necessidades e promover a inclusão na comunidade estudantil. Não é preciso procurar mais, ele já existe.

O Step by Step é um Programa de Tutoria Interpares que acaba de ser lançado pela Universidade de Coimbra com o intuito de que cada estudante se sinta parte integrante e ativa da Universidade de Coimbra (UC).

“Este é um projeto muito ambicioso”, revela o coordenador do Student Hub da UC, José Dias. “O flagelo do abandono escolar e, inerentemente, o sucesso académico que todos nós procuramos é um processo tremendamente difícil, não só na identificação dos casos, mas principalmente na sua prevenção”, explica o coordenador.

O programa Step by Step está organizado em dois grupos de estudantes – os Tutores e os Estudantes Acompanhados. Os Tutores são alunos de licenciatura, mestrado ou doutoramento que frequentem a UC há pelo menos um ano. Os Estudantes Acompanhados podem ser todos os estudantes da UC, independentemente do ciclo de estudos que frequentam, que identifiquem alguma necessidade durante o seu percurso académico.

Eis o que pode fazer:

Para Cristina Albuquerque, Vice-Reitora da UC para área de Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados o Step by Step é um projeto construído passo a passo que, além de ajudar os estudantes da UC, pretende agregar novas sinergias. “Felizmente a Universidade de Coimbra tem feito ao longo de muitos anos um trabalho muito meritório neste domínio do acompanhamento, da integração, da compreensão global das necessidades dos nossos estudantes”.

“Talvez uma das maiores forças da nossa Universidade é a capacidade que temos de compreender o que já foi construído e potenciar esses degraus que já foram percorridos e que, em conjunto, se crie outras formas de pensar e agir”, afirma Cristina Albuquerque. E para que isso aconteça, o programa de tutoria vai ser desenvolvido em rede, com o apoio de várias estruturas parceiras do projeto, tais como Serviços de Ação Social Universidade de Coimbra, Divisão de Relações Internacionais, Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros, Núcleo de Estudantes de Doutoramento da Universidade de Coimbra, Associação Académica de Coimbra, a S.O.G.A. e o Instituto Universitário Justiça e Paz. O Step by Step vai funcionar como uma extensão dos projetos de inclusão já desenvolvidos pelas entidades parceiras.