UC e Feedzai juntas para promover investigação e partilhar conhecimento

O protocolo assinado, no valor de 450 mil euros, tem como objetivo "contribuir para a inovação tecnológica e evolução do modelo educacional assentes numa visão transformadora e de futuro".

28 junho, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e a empresa Feedzai celebraram um protocolo de parceria para “inspirarem alunos e professores a saírem da zona de conforto e a promoverem o olhar para o futuro”. O acordo, com o lema “First Foundation Project”, visa o investimento de 450 mil euros, ao longo de três anos, para a promoção de investigação científica, atividades docente e pedagógica, atribuição de bolsas de estudo e estágios curriculares e partilha de conhecimento científico entre as duas entidades.

“O projeto baseia-se em quatro pilares fundamentais”, explica o co-fundador e diretor de tecnologia da Feedzai, Paulo Marques. Em primeiro lugar, pretende-se “projetar e inspirar as pessoas num futuro em que queiram estar e em que acreditem. O segundo pilar é promover standards elevados de exigência”. “Se queremos ser os melhores do mundo em algo, temos de o promover”, explica Paulo Marques. O terceiro pilar, de acordo com o responsável, baseia-se no princípio de retribuição: “se conseguirmos que cada pessoa que participe no projeto contribua para realimentar, coisas positivas acontecerão”. O último princípio, para o co-fundador da Feedzai, passa por “tirar as pessoas da zona de conforto: as grandes revoluções ao nível da sociedade e não só, foram por pessoas que encontraram outros caminhos”. Por essa razão, Paulo Marques destaca a realização de “atividades que tirem as pessoas da zona de conforto e façam as coisas de forma diferente”.

“Existe uma ligação muito particular a Coimbra e à UC. Sentimos que é nossa obrigação promover mudança e inovação junto da comunidade universitária”, revela o co-fundador e diretor de tecnologia da Feedzai, Paulo Marques.

“O mais importante de tudo é a inspiração, independentemente desta se transformar em bolsas, cursos, protótipos ou novos projetos, prémios ou apoios vários”, sublinhou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “A forma como podemos transformar a Universidade é muito importante. O futuro não é replicar, temos de inovar e criar novas formas de estimular os estudantes e os docentes”, acrescentou.

Como empresa fundada em Coimbra, por três Alumni da UC, dois dos quais na altura, também docentes do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UC, e que atingiu recentemente o estatuto de «empresa unicórnio»” a Feedzai “tem uma característica muito especial para a UC e para Portugal: sendo o 4.º “unicórnio” português, é a única que mantém o seu centro de decisão em Portugal. E isso deixa-nos com muito orgulho”, salientou o Vice-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo, Luís Simões da Silva.

O objetivo da Feedzai é “prevenir fraude e tornar pagamentos seguros”, resume Paulo Marques. Mas o responsável vai mais além. Do ponto de vista emocional, a Feedzai é “nós provarmos que é possível criar uma empresa de produto baseada em ciência e tecnologia avançada a partir de Portugal e a partir de Coimbra. É uma marca que faz as pessoas sonharem”, conclui Paulo Marques.

Reveja a cerimónia na íntegra aqui:

Marta Costa e Karine Paniza