UC e Luso Finsa assinam protocolo que promove sinergias para “chegar mais longe”

Protocolo entre a UC e a Luso Finsa S.A. pretende "corresponder à visão que temos do que deve ser o desenvolvimento da nossa atividade enquanto entidade que promove a inovação", referiu o Vice-Reitor da UC, Luís Simões da Silva.

30 junho, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e a Luso Finsa – Indústria e Comércio de Madeiras, S.A. assinaram um protocolo de cooperação técnica e científica nas áreas da energia, digitalização, novos materiais e novos processos. É o primeiro protocolo que a empresa firma com uma entidade portuguesa o que, de acordo com o gestor de produto da Luso Finsa, Osvaldo Ferreira Gomes, é “o primeiro passo de muitos para aproximar o conhecimento”.

De acordo com Osvaldo Ferreira Gomes, a Luso Finsa entra “nesta colaboração com o espírito de ajudar investigadores e alunos a dar mais um passo na sua formação” com o objetivo de que “realmente conheçam a vida fora do meio académico”. Por um lado pretende-se “aproveitar todo o conhecimento que a UC tem e o know how das pessoas da Universidade, e, por outro, que se aproveitem as valências da empresa, para que juntos possamos chegar mais longe”, acrescenta o responsável.

“Estes protocolos são essenciais porque o desenvolvimento de conhecimento e a formação têm de estar balizados pela sua aplicação. É preciso que o potencial utilizador final tenha uma intervenção direta no processo”, sublinha o Vice-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo da UC, Luís Simões da Silva.  “A transferência de conhecimento tem de estar centrada em gerar valor para o nosso parceiro”, acrescenta o Vice-Reitor.

“Hoje é o começo mas dentro de pouco tempo espero estarmos a apresentar resultados”, adianta ainda Luís Simões da Silva. Da colaboração com a Luso Finsa, espera uma colaboração “bem sucedida” visto que, de acordo com o Vice-Reitor, o protocolo pretende “corresponder à visão que temos do que deve ser o desenvolvimento da nossa atividade enquanto entidade que promove a inovação”.

Marta Costa e Karine Paniza