UC e ONU parceiros do XVIII Encontro de Procuradores-Gerais da CPLP

Evento decorre estas segunda e terça-feira em São Tomé e Princípe.

22 agosto, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Realiza-se amanhã e terça-feira (dias 23 e 24), em São Tomé e Príncipe, o XVIII Encontro de Procuradores-Gerais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).  A Universidade de Coimbra é parceira institucional deste importante fórum lusófono do Ministério Público, conjuntamente com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)  e o Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito (PACED).

Na sessão inaugural, esta segunda-feira, vão discursar o Presidente da República (Evaristo de Carvalho), o Primeiro Ministro (Jorge Bom Jesus) e o Procurador-Geral da República (Kelve de Carvalho, também Embaixador Alumni UC) de São Tomé e Príncipe, o Secretário Executivo da CPLP (Zacarias da Costa), o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe (Rui Carmo), a Representante do PNUD (Kataryna Wawiernia) e o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni (João Nuno Calvão da Silva).

A conferência inaugural, sobre “O Ministério Público e o Estado de Direito Democrático”, está a cargo de Anabela Rodrigues, Professora da Faculdade de Direito da UC, tendo moderação da Ministra da Justiça e Direitos Humanos de São Tomé e Príncipe (Ivete Lima).

João Nuno Calvão da Silva considera que a prestigiosa escolha da Universidade de Coimbra como parceira deste evento internacional traduz “o inequívoco reconhecimento da UC como a Universidade de língua portuguesa por excelência”.