UC estreita relações com o Senado Federal do Brasil

Rui Marques Simões
22 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra recebeu, a 21 de abril, a visita do Presidente do Senado Federal do Brasil (câmara alta do parlamento brasileiro), Rodrigo Pacheco, e celebrou com esta instituição e com a Câmara Municipal de Coimbra um acordo de cooperação técnica, tendo em vista a concretização no futuro de iniciativas no âmbito da comemoração do bicentenário da independência do Brasil.

O acordo, que vem estreitar as relações entre a UC e o Senado Federal do Brasil, foi celebrado numa sessão realizada no Sala do Senado da Reitoria da UC. “Receber o Presidente do Senado Federal do Brasil da Universidade de Coimbra é uma honra imensa para a nossa instituição e revela a importância da história da UC nos 200 anos do Brasil, no presente que vivemos e no futuro que ambicionamos. Um passado com figuras de proa da elite brasileira a serem formadas pela alma mater das universidades portuguesas; um presente em que temos uma comunidade de estudantes estrangeiros já a superar níveis pré-pandemia e com uma comunidade de estudantes brasileiros que nos torna a maior universidade brasileira fora do Brasil; e um futuro que desejamos de reforço das relações bilaterais, profundamente ancorado na valorização da língua portuguesa, que constitui a chave da nossa diferenciação no novo mundo global”, referiu, na ocasião o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Eis o que pode fazer:

“Sermos escolhidos pelo Senado Federal para parceria em ações comemorativas do bicentenário da independência do Brasil é uma grande responsabilidade. Estaremos certamente à altura do que entenderem revelante para a celebração do aniversário do vosso país, em estreita articulação com a Comissão Nacional de Comemoração dos 200 Anos do Brasil”, acrescentou o Reitor.

“Encontrámos aqui os parceiros certos [para as comemorações do bicentenário da independência do Brasil]. Com toda a história acumulada na cidade de Coimbra e nesta Universidade, deparámo-nos com entidades com disposição para a cooperação técnica, científica e cultural, características de instituições em permanente renovação de espírito, jovens na alma e com índole empreendedora ao mesmo tempo que representam séculos de conhecimentos reconhecidos”, referiu, por sua vez, o Presidente do Senado Federal do Brasil, Rodrigo Pacheco. “A nossa cooperação, hoje consolidada, permitirá também o desenvolvimento institucional dos partícipes, o que tenderá certamente para o estabelecimento de laços duradouros e de novos objetivos convergentes”, completou Rodrigo Pacheco.

Após a cerimónia de celebração do protocolo, o Museu da Ciência da UC acolheu uma sessão de lançamento do livro “Vozes do Brasil”, obra editada pelo Senado Federal do Brasil, reunindo 21 panfletos inéditos sobre o período da independência brasileira.