Internacional

UC firma acordo com a Universidade Politécnica de Macau para a criação de um laboratório conjunto em Informática

Entre outros pontos, o protocolo vai permitir a criação do laboratório colaborativo em tecnologias avançadas para Smart Cities.

24 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade Politécnica de Macau (MPU, na sigla em inglês) celebraram esta quinta-feira, 24, um acordo de cooperação para o estabelecimento de um laboratório conjunto em Informática. O protocolo foi assinado pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Reitor da MPU, Im Sio Kei, numa cerimónia realizada em formato híbrido, a partir da Sala do Senado.

A parceria estabelece os termos para o estabelecimento do “MPU-UC Joint Research Laboratory in Advanced Technologies for Smart Cities”, na Faculdade de Ciências Aplicadas da MPU, em Macau. O objetivo do laboratório é realizar projetos conjuntos de investigação nas áreas da computação, inteligência artificial e tecnologias de informação e comunicação, com impacto no desenvolvimento de cidades inteligentes – promovendo também parcerias académicas internacionais entre a UC e a MPU e apoiando a formação de jovens investigadores de ambas as partes.

Este protocolo vem reforçar o caráter estratégico da crescente colaboração entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Politécnica de Macau na área de Informática. Para além do duplo grau de reconhecimento dos cursos de doutoramento em Informática das duas instituições, os docentes e investigadores da Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC têm colaborado na formação e orientação dos estudantes do programa de doutoramento da MPU e desenvolvido projetos de investigação conjunta.

Recentemente foi aprovado o primeiro projeto conjunto com financiamento do Science & Technology Development Fund de Macau, de cerca de dois milhões de patacas (240 mil euros): trata-se de um projeto na área das Comunicações em Cidades Inteligentes, “Research on Secure and Energy Efficient Physical Layer Techniques for B5G Dense Environments”.

Partilhe