UC lança Factory Academy para facilitar integração dos estudantes de Engenharias no mercado de trabalho

Projeto visa adequa as competências adquiridas em contexto académico ao que é exigido pelo mercado de trabalho, integrando os estudantes em empresas parceiras

10 novembro, 2022≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar o programa UC Factory Academy, que pretende facilitar a integração dos estudantes finalistas de licenciaturas e mestrados de Engenharias no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas do sector.

O projeto visa, essencialmente, contribuir para uma cada vez maior adequação entre as competências adquiridas em contexto académico e o que é exigido pelo mercado de trabalho, bem como assegurar uma transição e integração no contexto laboral dos melhores candidatos, em contextos empresariais de grande qualidade e em áreas tecnológicas distintas.

O programa UC Factory Academy envolve duas fases: na primeira (de descoberta/exploração), ainda em contexto académico, os/as estudantes das áreas de engenharia trabalham propostas de resolução de desafios reais da empresa parceira, enquanto recebem formações adicionais em soft e hard skills com o apoio das empresas parceiras; na segunda (de imersão), os alunos e alunas selecionados são integrados no ambiente de trabalho empresarial, acompanhados por um mentor especializado, na empresa, e um tutor académico. O programa orienta-se por regras gerais, embora cada Factory Academy possa comportar, de acordo com as necessidades e as propostas da empresa parceira, critérios de seleção específicos. Trata-se, pois, de um programa customizado, de forte colaboração entre academia e mundo empresarial, tendo em vista o incremento de oportunidades para os estudantes da UC e a formação de profissionais de excelência. Serão atribuídos microcréditos no âmbito do programa, bem como bolsas e prémios e definir em função de cada UC Factory Academy.

A primeira academia será dinamizada em associação com a The Loop Company. Em breve, serão celebradas parcerias similares com outras empresas.

Esta iniciativa está integrada no Living the Future Academy, um projeto focado na promoção de programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais relevantes, que é liderado pela Universidade de Coimbra e recebeu um financiamento de cerca de 16,5 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

“As UC Factory Academies concretizam, de forma inequívoca, aquele que é o mote central do projeto Living the Future Academy, liderado pela Universidade de Coimbra: a preocupação com uma formação de qualidade, para jovens e adultos, que só é possível com uma cada vez maior abertura da academia aos contextos empresariais e territoriais”, afirma a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académica e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque. “A parceria entre o mundo do trabalho e a oferta formativa (em particular em áreas tecnológicas, mas não só), ao potenciar a aprendizagem mútua e a criação de sinergias e oportunidades para os nossos estudantes e para profissionais, cria as condições para a progressão efetiva do ensino superior, da inovação e da economia. Estamos por isso muito reconhecidos às empresas que estão connosco neste projeto, que se assume como co construído e customizado”, acrescenta.