UC lança plano para promover a igualdade, equidade e diversidade na instituição

20 maio, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) reforça o seu compromisso e empenho na promoção de uma cultura organizacional mais justa e inclusiva ao lançar um Plano para a Igualdade, Equidade e Diversidade, que envolve toda a organização. Este Plano foi elaborado com o apoio do projeto “SUPERA | Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia” e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “Igualdade de Género” e “Reduzir Desigualdades”.

Depois de um extenso diagnóstico à comunidade, que revelou alguns desafios como a insuficiente consciencialização sobre a importância da igualdade de género ou fragilidades na dimensão de género no ensino e investigação (onde, por exemplo, se constatou uma ausência de projetos específicos na igualdade de género ou desigualdades de género na obtenção e gestão de fundos), a UC preparou este Plano que tem como objetivo promover a mudança institucional no sentido da igualdade, equidade e diversidade, através da implementação de planos de ação.

O Plano para a Igualdade, Equidade e Diversidade da UC estabelece nove objetivos estratégicos, os quais se desdobram em objetivos específicos a atingir até 2023. A cada objetivo estratégico é ainda associado um conjunto de metas, que representam os impactos esperados após a implementação das ações.

Melhorar a conciliação entre o trabalho/estudo e a vida pessoal e familiar, esperando, por exemplo, que 90% dos estudantes mães e pais com crianças até aos cinco anos sejam abrangidos pelo estatuto mãe/pai estudante; promover a integração de mulheres e homens em áreas científicas/de estudos onde estão sub-representados, como promover o aumento do sexo feminino na área científica engenharias e tecnologias; ou integrar a perspetiva de género e os princípios de igualdade, equidade e diversidade em todas as áreas científicas, nos conteúdos educativos e de investigação, aumentando, por exemplo, o número de projetos de investigação que incluam estas perspetivas, são alguns dos objetivos estratégicos traçados neste plano ambicioso, que já foi congratulado pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro.

“Neste documento procurou-se agregar um conjunto de metas e de ações que visam o combate a um enviesamento que é notório em diferentes áreas sociedade e onde as instituições de ensino superior não são exceção. Para além de outras, procurou-se aglutinar algumas medidas já constantes do Plano Estratégico da UC e do Plano de Ação da equipa reitoral, o que demonstra uma preocupação pretérita mas que urgia autonomizar num plano que se pretende de elevada operacionalidade nestas áreas de ação. Assim, sendo a UC uma universidade secular e universal não lhe poderia caber outro papel que não aquele que impusesse a subtração de comportamentos que conduzam a situações discriminatórias ou de desigualdade”, afirma o Vice-Reitor da UC para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo.

O projeto SUPERA, do qual a UC é a única universidade portuguesa a fazer parte, visa combater as desigualdades entre mulheres e homens no mundo académico através do apoio à implementação de planos de ação para a igualdade de género em seis entidades europeias do sistema científico.

O Plano completo pode ser consultado no link https://www.uc.pt/sustentabilidade/igualdade/PIEDUC2019_2023_web.pdf