UC lança primeiro curso Jovens STEAM apoiado pelo PRR: estudantes de Águeda vão receber diploma em Ciências da Vida

Professores e investigadores da UC vão dinamizar palestras e laboratórios sobre Ciências da Vida, na Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda: trata-se da 1.ª edição da Semana da Ciência UC.

RS
Rui Marques Simões
16 maio, 2022≈ 4 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) inicia esta semana o primeiro Curso Não Conferente de Grau destinado a jovens STEAM (áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) pré-universitários. integrado no projeto Living the Future Academy, aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um financiamento de cerca de 16,5 milhões de euros.

Até sexta-feira (dia 20), 22 professores e investigadores da UC (do Departamento de Ciências da Vida, da Faculdade de Ciências e Tecnologia) vão dinamizar palestras e laboratórios sobre Ciências da Vida, na Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda. Trata-se da 1.ª edição da Semana da Ciência UC, um Curso Não Conferente de Grau inovador, que permitirá atribuir um diploma e 1 crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) aos alunos do Ensino Secundário antes da sua entrada no Ensino Superior. Deste modo, a UC não só capacita, como reconhece e credita as competências adquiridas.

O curso Semana da Ciência UC será em breve replicado em outras escolas do país, em particular nas cinco Comunidades Intermunicipais que integram o Projeto Living the Future Academy e alargar-se-á a outras áreas do saber, estreitando cada vez mais as relações entre a UC e as Escolas do Ensino Básico e Secundário.

Entre esta segunda e sexta-feira, os alunos da escola aguedense vão assistir a palestras sobre temas como “riscos e benefícios do consumo de espécies marinhas” ou “bactérias resistentes e antibióticos” e praticar em laboratórios sobre “como se determinam os parâmetros de qualidade da água” ou “como se escavam esqueletos humanos” (entre outros assuntos).

A iniciativa Semana da Ciência UC – associada ao programa “Impulso Jovens STEAM” (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) do PRR- distingue-se também por esta componente de capacitação multidimensional, conjugando a aquisição e a aplicação de conhecimentos.

“A cooperação com as escolas do ensino básico e secundário, tendo em vista a criação de sinergias e a realização conjunta de iniciativas capazes de potenciar, junto dos/as jovens estudantes, a curiosidade científica e a vontade de aprender e de dar continuidade aos estudos no ensino superior – como fator de valorização pessoal e de criação de uma perspetiva de esperança e de futuro – é um objetivo fundamental para a UC e é também uma das metas do PRR – Impulso Jovens STEAM”, explica Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e a Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque. “Pelo potencial de escalabilidade e pela concretização da vontade de colocar os saberes da UC ao serviço de uma educação integral e de valorização dos jovens pré universitários, este curso tem uma relevância inequívoca e constitui-se como o primeiro de muitos com o mesmo nível de compromisso social e científico”, acrescenta.

Mais informações sobre o projeto Living the Future Academy estão disponíveis aqui.