UC organiza colóquio internacional sobre Reservas de Biofera da UNESCO

O evento, organizado pelo Centre for Functional Ecology da UC, insere-se também no projeto “Reservas da Biosfera - Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes”.

20 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Fernando Guerra

O Auditório do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra recebe amanhã (quinta-feira, 21), a partir das 9h00, o colóquio internacional Shared Experiences in Sustainability within UNESCO Biosphere Reserves in Portugal, Norway, and Iceland (Experiências partilhadas de sustentabilidade nas Reservas da Biosfera da UNESCO entre Portugal, a Noruega e a Islândia).

Inserido na comemoração dos 50 anos do Programa Man and the Biosphere (MaB) da UNESCO, este colóquio pretende criar um espaço para partilhar experiências e promover sinergias entre Portugal, Noruega e Islândia, sobre as realidades das diferentes Reservas da Biosfera, os modelos de gestão nestes territórios, a avaliação participativa do seu potencial e a sua riqueza como repositórios vivos do património natural e cultural, fornecendo o cenário para uma conversa aberta com o público em geral.

O evento, organizado pelo Centre for Functional Ecology da Universidade de Coimbra, insere-se também no projeto “Reservas da Biosfera - Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes”, que tem como objetivo valorizar as Reservas da Biosfera portuguesas, compreendendo os territórios e as comunidades que as integram, promovendo os ativos patrimoniais e os serviços de ecossistema associados, e apostando no reforço das competências e no modelo de governança.

Este projeto teve início em novembro de 2020 e tem uma duração de 30 meses. É financiado pelo EEA Grants 2014-2021, no âmbito do Programa "Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono" promovido pela Secretaria-Geral do Ambiente e Ação Climática. Mais informações estão disponíveis em www.reservasdabiosfera.pt.