UC Pages - a nova ferramenta das páginas da Universidade

A UC Pages é a plataforma de gestão integrada de conteúdos académicos, científicos e de informação corporativa da Universidade de Coimbra.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
22 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

"A UC Pages é um novo gestor de conteúdos web que vem substituir o já datado SILVA, permitindo criar e gerir páginas de forma mais simples, moderna e dinâmica", garante o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Luís Neves. "A esta nova ferramenta serão ainda adicionadas funcionalidades de gestão de ficheiros e de programação dos conteúdos a exibir em sistemas vídeo institucionais", acrescenta o responsável.

“Os utilizadores vão encontrar páginas com um aspeto gráfico mais moderno e com um tipo de conteúdos que não estavam habituados a ver porque as plataformas existentes não o permitiam”, adianta o developer da UC Framework, Jorge Gamito. A UC Pages surge assim como uma ferramenta inovadora, modular e intuitiva, que pretende "criar muitos tipos de conteúdos diferentes, com resultados bastantes diferentes. É uma plataforma desenvolvida a pensar na UC, nas suas atividades coletivas, de investigação e promoção", acrescenta Jorge Gamito.

“Consoante os contextos nos quais [os utilizadores] consomem os conteúdos, vão ter experiências diferentes e ajustadas”, sublinha Jorge Gamito. A UC Framework teve ainda “preocupações com a acessibilidade”, revela.

A ferramenta está, de momento, a ser lançada. E espera-se que “os editores façam a atualização e migração”. “O que podem esperar, à semelhança de outras, é um trabalho contínuo. Vai haver novas funcionalidades uma otimização das funcionalidades existentes”, adianta Jorge Gamito.

De acordo com Luís Neves, "tratando-se de mais uma plataforma feita para a UC e pela UC, possui um grande potencial de desenvolvimento futuro com base na experiência de utilização da nossa comunidade".

Saiba mais sobre a UC Pages em https://ucpages.uc.pt/ucframework/apps/ucpages/