UC promove ações de formação para “Reduzir a Pegada Ambiental da Ciência”

As iniciativas voltarão a repetir-se no próximo ano.

MS
Milene Santos (com Divisão de Manutenção, Ambiente e Segurança)
19 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) promoveu um conjunto de ações de formação e sensibilização em gestão de resíduos hospitalares e de risco biológico, para a comunidade académica, designadamente a que desenvolve atividade laboratorial onde estes resíduos são produzidos.

Assim, tiveram lugar, a 14 e 15 de dezembro, quatro sessões formativas, onde participaram 120 elementos da comunidade, entre docentes, investigadores, doutorandos, mestrandos, técnicos e assistentes técnicos, das Faculdades de Medicina e Farmácia, assim como do ICNAS e do MIA Portugal. Estas ações foram também realizadas no passado mês de outubro com o CNC (Polo 1 e UC Biotech) e contaram com a participação de cerca de 130 elementos.

As ações de formação são uma iniciativa da Divisão de Manutenção, Ambiente e Segurança, do Serviço de Gestão das Instalações e Património, em estreita colaboração com os Serviços de Gestão de Recursos Humanos, com as Unidades Orgânicas e com a empresa Ambipombal que contou ainda com o Gabinete de Saúde e Segurança do CNC.

As iniciativas têm como objetivos formar e sensibilizar a comunidade que desenvolve atividade em ambiente laboratorial para os impactes ambientais e custos financeiros associados à gestão de resíduos hospitalares. A correta gestão dos resíduos e a sensibilização para a correta triagem, identificação, armazenamento e catalogação foram temas abordados.

As sessões contaram também com a participação do CNC e i-CBR que integram a iniciativa inovadora Greenlabs, onde foram partilhados os procedimentos e práticas quotidianas que visam introduzir as melhores práticas de sustentabilidade ambiental em contexto laboratorial.

Os períodos de discussão foram bastante participados e, não obstante o esclarecimento das questões colocadas, foram ainda difundidos os canais de comunicação para que sempre que surjam quaisquer dúvidas, sejam correspondidas com uma resposta e/ou solução.

Pretende-se que estas iniciativas, que se voltarão a repetir no próximo ano, envolvam cada vez mais a comunidade e que se consiga, através delas, reduzir a produção de resíduos, aumentar a separação e triagem, diminuindo os custos associados assim como a pegada ambiental da ciência.