UC recebe cosmonauta que esteve um ano no espaço

Mikhail Kornienko está em Coimbra no dia 13 de julho, a convite das iniciativas Escola de Astronautas e Coimbra Space Summer School, para uma palestra aberta ao público.

06 julho, 2017≈ 4 mins de leitura

© Roscosmos / GCTC

O cosmonauta russo Mikhail Kornienko vai ser o protagonista da palestra “Como Ser Astronauta”, no dia 13 de julho, quinta-feira, pelas 14h30, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, onde vai falar sobre a sua profissão e as suas experiências no espaço. A entrada é livre e aberta ao público.

A 2 de março de 2016, Mikhail Kornienko foi notícia mundial: após 340 dias consecutivos a bordo da Estação Espacial Internacional, o cosmonauta russo regressou à Terra naquela que foi a segunda mais longa estadia de um ser humano no espaço.

A missão “Um ano no Espaço” (NASA/Roscosmos) pretendeu compreender melhor os efeitos das viagens espaciais no organismo humano, um estudo essencial para a preparação de jornadas mais longas, como as futuras missões a Marte, que devem durar entre dois e três anos.

Formado pela Escola de Aviação de Moscovo, Mikhail Kornienko foi pára-quedista do exército soviético no final dos anos 70, graduando-se nos anos 80 em engenheiro mecânico e passando a trabalhar no complexo espacial de Baikonur entre 1986 e 1991. Kornienko trabalhou ainda como engenheiro em empresas comerciais privadas, até ser selecionado pela Roscosmos em 1998 e qualificado como cosmonauta em 1999, após o curso no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin.

Uma semana dedicada ao Espaço

A visita do cosmonauta russo marca o encerramento da Escola de Astronautas, a primeira iniciativa da semana dedicada ao espaço, promovida pela Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Pedro Nunes (IPN).

A Escola de Astronautas começa no dia 10 de julho e durante quatro dias vai receber alunos do ensino secundário com curiosidade em saber como podem ser astronautas e em descobrir como é a vida no Espaço.

Nos dias 13 e 14 de julho acontece a Coimbra Space Summer School, que vai receber jovens investigadores, estudantes e empreendedores com vontade de explorar ideias de negócio que tragam tecnologia do Espaço para o dia-a-dia da Terra.

O objetivo é promover o empreendedorismo e a inovação junto dos jovens que vão poder aproveitar conhecimento, tecnologias e recursos gerados nas missões espaciais e nas atividades científicas de exploração do Espaço para criar soluções inovadoras para áreas como cidades inteligentes, transportes, turismo e lazer, saúde e bem-estar, agricultura e ambiente.

A vinda de Kornienko a Coimbra é uma organização conjunta do Departamento de Física da UC, do Observatório Geofísico e Astronómico da UC, do IPN e do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP Coimbra). Tem o apoio da Embaixada da Rússia em Portugal e da Agência “Rossotrudnichestvo” e conta também com a colaboração do Centro de Estudos Russos da FLUC.

A Escola de Astronautas é organizada pelo Departamento de Física da UC, pelo Observatório Geofísico e Astronómico da UC e pelo LIP Coimbra.

O IPN e o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra são também os promotores da Coimbra Space Summer School

Publicado por: F. Fernandes