UC reforça presença na lista de Embaixadores da Aliança ODS Portugal

A UC conta com três novos embaixadores, perfazendo agora um total de sete embaixadores da Aliança ODS Portugal.

GU
Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da UC
26 janeiro, 2023≈ 3 mins de leitura

Comitiva da UC (da esq para direita): Nuno Mendonça, Alexandra Aragão, Filipe Rocha, Manuel Gameiro e Paulo Peixoto

© DR

Na Cerimónia Protocolar de reconhecimento dos/as Embaixadores/as da Aliança ODS Portugal, foram reconduzidos no cargo o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, a docente Helena Gervásio e os docentes António Alberto Correia e Manuel Gameiro, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Foram ainda nomeados a nova embaixadora Alexandra Aragão, docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e os novos embaixadores Filipe Rocha, Coordenador do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da UC, e Nuno Mendonça, Coordenador do Projeto Especial UC Business.

A cerimónia decorreu em Lisboa, inserida na conferência comemorativa do 7.º aniversário da Aliança ODS Portugal, que decorreu Sala de Extrações da Lotaria Nacional, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no dia 24 de janeiro.

Os/as Embaixadores/as são voluntários/as que reúnem o conhecimento, a disponibilidade e o desejo de contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, exercendo ações de interesse coletivo no quadro orgânico e metodológico da Aliança ODS Portugal.

No evento, organizado com periodicidade anual desde 2017 pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pela UN Global Compact Network Portugal, debateram-se ainda os ODS numa perspetiva de concretização da Agenda 2030 da ONU, envolvendo as organizações portuguesas como força indutora da sua realização.

Paulo Peixoto, docente da Faculdade de Economia e Provedor do Estudante da UC, foi um dos convidados do painel temático “Origens Económicas da Pobreza e da Fome: Como erradicar a pobreza e a fome através do Desenvolvimento Sustentável?”, tendo realçado o papel da educação para esta erradicação.

Para além dos ODS 1 e 2, foram ainda particularmente focados os ODS 8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico e 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, com painéis dedicados aos temas “Como criar valor com valores e Empreendedorismo Inovador” e “Conciliação rendimento, qualidade de vida e natureza”, respetivamente.

Lista integral dos atuais Embaixadores/as da Aliança ODS Portugal por parte da UC, por Objetivo de Desenvolvimento Sustentável a que cada um se encontra associado/a:

ODS 7 (Energias Renováveis e Acessíveis) – Manuel Gameiro;

ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas) – Nuno Mendonça;

ODS 10 (Reduzir as Desigualdades) – Filipe Rocha;

ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) – Helena Gervásio;

ODS 12 (Produção e Consumo Sustentáveis) – António Alberto Correia;

ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) – Alexandra Aragão;

ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos) – Amílcar Falcão.