Adotar, cuidar e reflorestar: Jardim Botânico dá as boas-vindas aos novos estudantes da UC
Iniciativa promove a inclusão na comunidade académica através da ciência. Entrega das árvores e arbustos decorre na quarta-feira, 24 de setembro, a partir das 18h00, na Avenida das Tílias.
O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) volta a dar as boas-vindas aos estudantes do 1.º ano com a iniciativa UC.Plantas – Saber plantar o futuro, que decorre a 24 de setembro, às 18h00, na Avenida das Tílias. Este ano, vão ser disponibilizadas 250 plantas autóctones, entre árvores e arbustos, para serem cuidadas pelos novos alunos ao longo do ano letivo.
Criado em 2017, o projeto já envolveu mais de 800 estudantes, promovendo a biodiversidade e a recuperação das florestas nacionais. Para Joana Cabral Oliveira, do Serviço Educativo e Comunicação do JBUC, o "UC.Plantas convida todos os alunos do 1.º ano da Universidade a adotar uma pequena planta da qual vai tomar conta até março”.
Para a responsável, a ação é mais do que uma adoção simbólica: “É uma forma diferente de dar as boas-vindas à Universidade e de relembrar que ser aluno não é só apostar no currículo académico, mas também desenvolver outros talentos como a ligação à natureza, à sustentabilidade e ao nosso Jardim Botânico”.
O acompanhamento é garantido ao longo do ano letivo. “Os alunos levam-na para casa, mas não vão ser abandonados com a planta. Vão receber newsletters semanais do Jardim com dicas de tratamento e desafios alusivos a dias temáticos”, explica Joana Cabral Oliveira.
As plantas regressam em março ao Jardim, mas com destino final definido: “A ideia é levar estas para um espaço verde da nossa região Centro", para que os estudantes possam contribuir para o reflorestamento. "Daí esta adoção ter de ter um regresso anunciado", conclui.
Os interessados podem preencher o formulário online até ao final do dia ou dirigir-se diretamente à Avenida das Tílias, a partir das 18h00. Mais informações aqui.