Um curso como uma porta de entrada, a UC como uma Porta para o Mundo

Ao entrar no Ensino Superior inicia-se um novo percurso de vida. Ao entrar na UC, abre-se “Uma Porta para o Mundo”. Esta é a grande mensagem que a Sessão de Acolhimento aos novos estudantes quis transmitir aos que se juntaram, de forma presencial e online, para a iniciativa que marca as boas-vindas à Universidade de Coimbra.

Marta Costa
06 outubro, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Os estudantes "são a grande razão de ser da Universidade de Coimbra (UC)" afirmou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. A sessão de acolhimento aos novos estudantes da Universidade encheu o Auditório da Reitoria com os novos alunos e alunas do ano letivo 2021/22. O conselho é que "aproveitem os tempos que vão estar na UC - vão ser os melhores da vossa vida". "Divirtam-se e olhem para o vosso curso como uma porta de entrada. Têm muito mais na UC e na cidade para viver e conviver e socializar e para ganhar outras competências", acrescentou Amílcar Falcão.

A sessão serviu também para desvendar algumas das novidades. "Vamos ter um ano de ensino presencial, independentemente de termos capacidade tecnológica para outros tipos de ensino", sublinhou o Reitor da UC. Sempre garantindo as condições de segurança à comunidade académica, Amilcar Falcão revelou que a UC vai continuar a proceder a testes aleatórios "pelo menos até ao final do ano". Depois de um período com um "processo acelerado de digitalização, queremos que tenham as melhores receção". De acordo com Amílcar Falcão, isto traduz-se também na inauguração da Student Hub, "uma espécie de Loja do Cidadão para o estudante da UC".

Estamos aqui para construir esse sentido de Universidade convosco

Quanto à praxe, o Reitor reiterou que "um reitor não autoriza nem proibe a praxe" mas que dentro da Universidade de Coimbra "não serão permitidos excessos nem há espaço para nenhum tipo de abuso".

Com 133 anos de história, a Associação Académica de Coimbra (AAC) marcou presença, pela voz do seu presidente. João Assunção referiu que na UC "há a formação académica, de sala de aula, onde aprendemos muito, mas há mais que isso". De acordo com o dirigente estudantil, "é a envolvência em qualquer vertente que acontece pela formação cívica e humana sem precedentes, na cultura e expressão artística e no desporto, para além da política e intervenção social".

A sessão de acolhimento aos novos estudantes da Universidade de Coimbra teve lugar no Auditório da Reitoria da UC e contou ainda com a partilha de testemunhos de atuais estudantes, que contaram o seu testemunho e as suas histórias e, dessa forma, representaram todos os atuais estudantes da Universidade de Coimbra. "Coimbra tem encanto todos os dias, basta a disponibilidade para identificar esse percurso. Estamos aqui para construir esse sentido de Universidade convosco", concluiu a Vice-Reitora para a Área Académica, Cristina Albuquerque.

Reveja a cerimónia na íntegra aqui:

Eis o que pode fazer: