Um dia histórico, UC inaugura Campus Figueira da Foz

Até final deste ano letivo, campus vai receber formações, cursos breves e pós-graduações (entre outras iniciativas).

Marta Costa
KP
Karine Paniza
20 dezembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Foi inaugurado o Campus Universidade de Coimbra (UC) Figueira da Foz. Um dia de celebração também "para todos os figueirenses, para quem é importante sentir que a UC está na Figueira da Foz e sentir o campus como seu", reforçou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Intensificando a ideia de que "é um campus e não um polo" que se inaugura, visto que, relembrou Amílcar Falcão, "corresponde à presença da UC na sua plenitude". De acordo com o responsável, vai ser possível encontrar "um pilar de ensino, de investigação, inovação, de transferência e de disseminação de conhecimento".

"Estamos aqui como devemos estar", acrescentou, "com um projeto pensado para o futuro e não por impulso". Amílcar Falcão admite que "para além da Quinta das Olaias, a UC pode ainda aumentar a presença física" na região. "Somos da Região Centro e a UC tem um papel para desenvolver" na região e em Coimbra, garante. O eixo já desenvolvido, que se reforça com iniciativas como o Campus UC Figueira da Foz vão "permitir a criação de um eixo territorial em áreas estratégicas", sublinha o Reitor da UC.

Para o futuro, Amílcar Falcão afirma que a UC "está comprometida com o projeto" e vai "levá-lo adiante".

Admitindo que o dia foi de "grande emoção", o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, sublinhou a importância do Campus UC para a cidade. "Todos temos sonhos, e alguns têm a oportunidade de os realizar", garantiu. Com "o objetivo de formar e contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da terra" o Campus UC Figueira da Foz é, para o autarca, um marco que "fica para a história".

De acordo com Pedro Santana Lopes, o espaço vai "tornar esta terra e esta região uma de mais saber, de mais investigação, de mais inovação e de mais riqueza". "Ter um campus da UC não é ter outra universidade", afirmou ainda o presidente da CMFFoz durante a sessão, recordando duas outras universidades, privadas, que já passaram pela cidade no passado. "É ter a Universidade de Coimbra, algo que qualquer terra, do País e mesmo de outros países, gostaría de ter", reforçou.

Eis o que pode fazer:

Durante a inauguração do Campus UC Figueira da Foz, localizado na Quinta das Olaias, decorreu ainda a conferência inaugural, a cargo do diretor e docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Miguel Pardal, intitulada "As Alterações Climáticas e o Mar: A Tempestade Perfeita". Seguiu-se a conferência "A Ciência no Território - Figueira da Foz: A SEA of POWER for UC", pelo Vice-Reitor da UC, Luís Simões da Silva.

Reveja a sessão aqui e mais informações aqui.