Um dia para celebrar a promoção da Qualidade

Em 2021, o Dia Mundial da Qualidade das Nações Unidas tem como tema central "Sustainability: improving our products, people and planet".

Marta Costa
KP
Karine Paniza
11 novembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O dia 11 de novembro é, no calendário das efemérides, um dia especial. A segunda quinta-feira do mês de novembro é, desde 1990, mundialmente celebrada como o Dia Mundial da Qualidade. Instituído pelas Nações Unidas, tem como principal objetivo "promover a reflexão sobre o papel da gestão da qualidade com vista ao sucesso das organizações, por exemplo, através da promoção da melhoria dos processos".

Na Universidade de Coimbra (UC), a gestão da qualidade é um dos princípios de governação, presente nos Estatutos da UC e é um dos pilares do Plano Estratégico. "A gestão da qualidade e a missão da UC estão de mãos dadas", acredita o Vice-Reitor para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo.

A gestão da qualidade e a missão da UC estão de mãos dadas

O responsável afirma que a preocupação com o tema surge de duas razões principais. Por um lado, "para melhorar as condições de funcionamento da UC, isto é, para conseguir empurrá-las para um patamar de execução e operacionalidade excecionais" e, por outro lado, "porque a gestão da qualidade, hoje em dia, é de origem obrigatória". "Naturalmente, na UC, a nossa motivação é intrínseca", refere António Figueiredo.

"Queremos melhorar o serviço da UC para com os seus utilizadores, ou seja, para com os estudantes, que são peça determinante no funcionamento da universidade e a gestão da qualidade é, nessa perspetiva, fundamental", defende o responsável. De acordo com o Vice-Reitor, "todos os outros corpos, como o docente ou técnico, tem também uma atenção muito especial, porque concorrem para a missão da Universidade".

Eis o que pode fazer:

Em 2021, o Dia Mundial da Qualidade tem como tema central "Sustainability: improving our products, people and planet". De acordo com a Pró-Reitora para o Planeamento, Patrícia Pereira da Silva, o Gabinete de Promoção da Qualidade da UC é “essencial e fundamental para que a Universidade consiga alcançar os seus objetivos em termos das prestações dos serviços à sua comunidade interna, externa e todos os parceiros".

"Não há aqui fronteiras estanques entre todas as partes integrantes da Universidade de Coimbra", revela a Pró-Reitora. "Estudantes, investigadores, corpo técnico ou docente e toda a sociedade civil, todos usufruem e, ao mesmo tempo, são beneficiários de melhorias de desempenho que são monitorizadas através do Plano Estratégico da UC e que estão intimamente relacionados com todas as áreas da qualidade, que é transversal tal como a área da sustentabilidade".

Eis o que pode fazer:

Na UC o Gabinete de Promoção da Qualidade tem uma equipa multidisciplinar que atua no âmbito do desenho, implementação e melhoria do Sistema de Gestão da Universidade (SG.UC), em articulação com as restantes unidades e serviços da UC.

Gabinete de Promoção da Qualidade da UC

Compete ao Gabinete de Promoção da Qualidade assegurar o desenho, implementação, gestão e melhoria do Sistema de Gestão da Universidade de Coimbra (SG.UC), promovendo a aplicação do ciclo de melhoria (ou ciclo PDCA — plan, do, check, act) nas áreas de Missão e de Suporte, em articulação com as restantes unidades e serviços, competindo-lhe, designadamente, no seu âmbito de atuação:

• Promover a definição e implementação do Plano da Qualidade da Universidade de Coimbra;
  • Coordenar a elaboração e revisão de documentos de apoio à concretização dos Processos do Sistema de Gestão da Universidade de Coimbra (SG.UC);
  • Gerir as bases de dados dos documentos de apoio à concretização dos Processos do SG.UC, bem como das normas e referenciais externos relevantes no âmbito da implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade;
  • Elaborar, monitorizar e atualizar o Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, Corrupção e Infrações Conexas da UC (PPRGCIC.UC), em articulação com o Gabinete de Auditoria e Prevenção de Riscos de Gestão;
  • Elaborar, gerir e executar um programa de auditorias internas da qualidade;
  • Coordenar a gestão de elogios, sugestões e reclamações relacionadas com o funcionamento das unidades e serviços da UC;
  • Auscultar regularmente as necessidades e os níveis de satisfação dos clientes e outras partes interessadas, quer de forma global, quer setorial, bem como proceder ao tratamento, análise e divulgação dos respetivos resultados;
  • Gerir a participação da UC em rankings universitários nacionais e internacionais;
  • Promover a monitorização, autoavaliação e avaliação do desempenho dos Processos do SG.UC;
  • Coordenar os processos de autoavaliação e avaliação externa da UC e do seu Sistema de Gestão;
  • Participar nos processos de avaliação externa e acreditação da oferta formativa;
  • Elaborar pareceres sobre medidas tendentes a melhorar a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços;
  • Monitorizar e avaliar o impacto de projetos de inovação e modernização administrativa que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços prestados;
  • Participar na organização de ações de formação e de sensibilização para a gestão da qualidade, junto das unidades e serviços da UC;
  • Executar outras atividades que, no domínio da implementação e concretização da política da qualidade da UC, lhe sejam cometidas.