"Um espaço para Minerva. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra" em exposição no Museu Machado de Castro

Composta por cerca de 55 objetos, a mostra pode ser visitada até 14 de fevereiro de 2023.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
14 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Uma exposição que celebra os 250 anos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, é assim que se apresenta, no Museu Nacional Machado de Castro, "Um espaço para Minerva. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra".

"Tem algo extremamente inovador porque demostra como é que a sociedade civil, ao longo dos últimos 250 anos, olhou para o Jardim Botânico [da Universidade de Coimbra (UC)]”, revela o diretor do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), Miguel Pardal. “São olhares novos para caminhos que nós já trilhamos, e que não são conhecidos do grande público”.

A exposição, que é composta por cerca de 55 objetos, entre desenhos, modelos botânicos, exemplares de herbário, livros, entre outros, parte dos desenhos inéditos descobertos no Departamento de Ciências da Vida, que são expostos pela primeira vez. O DCV é “realmente o fiel depositário de todos estes planos e todas estas plantas que existiam, mas que não eram do conhecimento público até agora”, explica Miguel Pardal.

Eis o que pode fazer:

Segundo a diretora do Museu Nacional Machado de Castro, Lurdes Craveiro, houve uma junção “de fatores” que levaram ao que “se apresenta nesta exposição”. “Há aqui peças e objetos que, de facto, nunca foram vistos” e que “temos imenso gosto em oferecer à população”. A responsável dá como exemplo o livro que contém projetos para a estufa, original do século XVIII.

A inauguração da exposição "Um espaço para Minerva. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra", no Museu Nacional Machado de Castro, conta com a parceria do Departamento de Ciências da Vida (Arquivo, Biblioteca e Herbário), do Jardim Botânico da UC, do Museu da Ciência da UC, do Arquivo da Universidade de Coimbra, da Biblioteca Geral da UC e da Reitoria UC. Está patente até 14 de fevereiro de 2023.

Saiba mais sobre os desenhos agora em exposição aqui.