Uma "Academia mais unida" dá as boas-vindas ao novo ano letivo

A Abertura Solene das Aulas 2022/23 contou com a Oração de Sapiência, a cargo de Duarte Nuno Vieira, da Faculdade de Medicina da UC, e dos discursos do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e do presidente da AAC, João Caseiro.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
28 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos) recebeu a cerimónia que assinala o arranque oficial do ano letivo 2022/2023.

O Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, garantiu que "as pessoas são o nosso maior ativo. Sem a sua força, empenho, resiliência e capacidade, nunca seria possível a evolução vivenciada nesta universidade, mas igualmente a renovação da sua ambição".

“Uma Universidade como a nossa não se resume, nem pode resumir, a um descritivo de números por muito interessantes que sejam”, sublinhou ainda Amílcar Falcão. Após referir muitos dos projetos e conquistas dos últimos meses, o Reitor da UC defendeu, na Abertura Solene das Aulas, que “a nossa missão vai muito para além disso”.

Da cultura ao desporto, passando pela inovação e investigação, Amílcar Falcão acredita que “a Universidade de Coimbra está hoje mais preparada do que nunca para uma década que se afigura profundamente disruptiva”.

A cerimónia incluiu ainda a Oração de Sapiência, este ano proferida pelo Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Duarte Nuno Vieira.

Houve ainda lugar para a intervenção do Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Caseiro.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: