Uma centena de investigadores e investigadoras da UC participam no Festival Internacional de Ciência em Oeiras

O Festival Internacional de Ciência acontece em Oeiras entre os dias 10 e 16 de outubro. A UC dinamiza mais de 25 atividades para todas as idades.

07 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) participa mais uma vez no FIC.A - Festival Internacional de Ciência, que acontece em Oeiras entre os dias 10 e 16 de outubro, e que conta com a participação de cerca de 100 investigadores/as que dinamizam mais de 25 atividades para todas as idades.

O Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC leva ao novo espaço do FIC.A, no Hub-Act, em Oeiras, um programa variado que engloba palestras, workshops, atividades “hands-on”, curtas-metragens, conversas, mesas redondas entre outras.

“É importante que a investigação saia dos laboratórios e gabinetes dos nossos investigadores e investigadoras e chegue ao público em geral”, afirma a Vice-Reitora para a Investigação e 3.º Ciclo da UC, Cláudia Cavadas. “A participação dos centros de investigação da UC nesta iniciativa permite divulgar e mostrar a investigação que se faz na UC nas mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo ativamente para a literacia científica da sociedade”, refere ainda a também Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC.

Saiba mais sobre o FIC.A aqui e a participação da UC no FIC.A aqui.

Atividades da UC FIC.A


10 outubro

  • As mitocôndrias mais aceleradas e brilhantes do planeta!

Através de atividades mãos-na-massa e de um jogo didático, iremos explorar a importância da mitocôndria - o motor das nossas células.

Coordenadores da atividade: Ana Duarte e Paulo Oliveira

Unidades de I&D: CNC

  • Dormir FICA-te bem!

De acordo com a Associação Portuguesa do Sono, 20% dos portugueses têm dificuldade em dormir e mais de 60% foi diagnosticado com distúrbios do sono. Assim, com esta atividade pretendemos estimular a literacia em saúde no domínio do sono, esclarecendo os benefícios de um sono de qualidade para uma vida saudável.

Coordenadora da atividade: Ana Rita Álvaro

Unidades de I&D: CNC

  • (Less)Plastic Brain

Curta-metragem que fará referência à contaminação global dos plásticos e contaminantes, doenças que podem causar, e o que podemos fazer para evitar que esta contaminação se propague ainda mais.

Coordenadora da atividade: Catarina Miranda

Unidades de I&D: CNC, CEMMPRE e MARE UC

11 outubro

  • Bugalhos: Um condomínio muito animado!

Os bugalhos são galhas, ou seja, estruturas formadas pelas plantas em reação à picada de um inseto. Mas, nem só os carvalhos apresentam galhas. Acompanhe-nos nesta aventura e venha descobrir quais são algumas das galhas que pode encontrar perto de si e a sua importância!

Coordenador da atividade: Francisco Núñez

Unidades de I&D: CFE

  • A Muralha do Cérebro!

A atividade consiste numa batalha entre dois jogadores. Associados a esta atividade temos óculos de realidade virtual com um vídeo interativo sobre o envelhecimento humano.

Coordenadora da atividade: Rafaela Ferrão

Unidades de I&D: CNC

12 outubro

  • Se o cérebro pensa, o corpo sente!

Esta atividade pretende chamar a atenção do público para o papel que o Sistema Nervoso Autónomo desempenha na regulação das funções fisiológicas que permitem a manutenção do equilíbrio do nosso corpo.

Coordenador da atividade: Marco Simões

Unidades de I&D: CISUC

  • A Física da Visão e a visão da Física.

Esta atividade tem como objetivo demonstrar o paralelismo entre a estrutura de um olho com a instrumentação de detecção de fotões usada na área de física de partículas.

Coordenadora da atividade: Hélène Léger

Unidades de I&D: iCBR e LIP

  • Ameaças à perda de visão: principais células afetadas da taça de neurónios que é a retina.

O objetivo é mostrar o impacto da perda de visão no dia-a-dia normal das pessoas, com atividades práticas para toda a comunidade.

Coordenadora da atividade: Raquel Bóia

Unidades de I&D: iCBR

13 outubro

  • O Cérebro do Avesso

Um jogo interativo que inclui dilemas, perguntas e enigmas sobre o cérebro e o seu funcionamento. Através deste jogo, os participantes irão familiarizar-se com conceitos usados nas neurociências.

Coordenadora da atividade: Inês Bernardino

Unidades de I&D: CIBIT

  • Envelhecer saudável: como e quando?

Jogo didático, demonstrando as alterações fisiológicas ao longo do processo de envelhecimento e como as escolhas e estilo de vida têm impacto na saúde à medida que avançamos na idade.

Coordenadora da atividade: Ana Vieira

Unidades de I&D: MIA Portugal

  • Sensores colorimétricos para a deteção de aminas

As aminas estão presentes no nosso dia a dia nos produtos que comemos, nos compostos farmacêuticos e no nosso corpo, influenciando muitas funções biológicas. Nesta atividade, serão apresentados sensores colorimétricos fabricados em papel, que podem ser utilizados na detecção e identificação de diferentes aminas.

Coordenador da atividade: Cláudio Almeida

Unidades de I&D: CIEPQPF

  • Uma história de luz!

Palestra e demonstração relacionada com processos de emissão de luz (fluorescência, fosforescência, quimioluminescência, bioluminescência) e suas aplicações no dia a dia.

Coordenador da atividade: João Pina

Unidades de I&D: CQ

  • Recuperação de Telúrio a partir de Painéis Fotovoltaicos para produção de Nanopartículas

As nanopartículas são ferramentas que podem ser aplicadas em diferentes áreas da biomedicina, biotecnologia e optoeletrônica. Nesta atividade iremos apresentar uma exposição interativa, de forma a tornar a informação acessível ao público em geral.

Coordenadora da atividade: Inês Costa

Unidades de I&D: CIEPQPF

14 outubro

  • Novos formatos de intervenção psicológica para a prevenção e tratamento da depressão pós-parto.

A depressão Pós-Parto afeta cerca de uma em cada sete mulheres portuguesas e pode ter consequências negativas para a mãe, no desenvolvimento do bebé e para o sistema familiar. A atividade através de um quizz irá dinamizar o tema da maternidade e depressão pós-parto.

Coordenadora da atividade: Mariana Branquinho

Unidades de I&D: CINEICC

  • Ossos do ofício!

Observação e manuseamento de ossos humanos com vista à identificação do seu perfil biológico – idade e sexo ­– lesões ósseas e patologias do esqueleto humano.

Coordenador da atividade: Vítor Matos

Unidades de I&D: CIAS

  • Presença de Microplásticos em Pinguins da Península Antártica | Palestra: 14h30- 15h30

Palestra que aborda como é que a poluição que é produzida em Portugal e em outros países está a afetar o ecossistema da Antártida.

Coordenador da atividade: Joana Fragão

Unidades de I&D: MARE UC

  • EUROVALUES - A importância dos valores europeus na ligação entre a Escola e a Universidade.

A União Europeia é um dos grandes projetos de desenvolvimento da Humanidade. Contudo, na última década, assistiu-se a um aumento do discurso populista e da política de exclusão dentro das suas fronteiras, que tem impactado o futuro do projeto europeu. Tendo presente este contexto, o workshop EUROVALUES propõe-se divulgar o conhecimento, de forma a fomentar a ligação da Escola à Universidade de Coimbra.

Coordenador da atividade: Clara Serrano

Unidades de I&D: CEIS20 e CISUC

  • Antártida, um continente de ciência!

Como é viver num continente gelado? Que seres habitam as águas frias do sul e a que ameaças estão expostas?

Coordenadores da atividade: Joana Fragão, Débora Carmo e Hugo Guimaro

Unidades de I&D: MARE UC

  • Estratégia sustentável para o controlo de nemátodes fitoparasitas - ProBag

Os nemátodes fitoparasitas são um fator limitante da produção agrícola mundial. Durante esta atividade os participantes terão a oportunidade de observar plantas infetadas e nemátodes ao microscópio estereoscópico (lupa).

Coordenadora da atividade: Carla Maleita

Unidades de I&D: CIEPQPF e CFE

  • Degradação de Património Cultural por Microrganismos

Esta atividade pretende demonstrar que tipo de culturas de organismos fúngicos causam danos no património cultural degradado.

Coordenador da atividade: Nuno Mesquita

Unidades de I&D: CFE

  • Plutão e os outros que para lá estão! | Palestra: 16h30- 17h30

Em 1992 descobrimos que Plutão é realmente um membro de uma enorme cintura de corpos muito ricos em gelos: a Cintura de Kuiper. Hoje procura-se comprovar ou refutar a existência de um nono planeta no nosso sistema solar ainda por detetar. Como é possível? Como se formaram? De que são feitos? Como evoluem? Como é o sistema solar para além de Plutão?

Coordenador da atividade: Nuno Peixinho

Unidades de I&D: IA

15 outubro

  • A música e o momento - concerto/experiência.

O estudo da percepção musical dedica-se a compreender de que forma atribuímos significado musical a um conjunto de sons. Esta atividade pode ser uma efetiva fonte de conhecimento, não só do ponto de vista da informação que é dada a conhecer ao público, como dos dados experimentais recolhidos nesse momento que poderão ser mais tarde disseminados.

Coordenadora da atividade: Lígia Silva

Unidades de I&D: CEIS20

  • Minibioqs

Esta atividade é composta por experiências simples dentro do tema pretendido que envolvem, por exemplo: purificação de água, CO2 libertado para a atmosfera e chuvas ácidas, consumo de oxigénio, reaproveitamento/reciclagem de materiais.

Coordenadora da atividade: Margarida Castro

Unidades de I&D: CQ

  • Ciência e Consciência: In vivo, in vitro e in silico | Palestra: 14h30- 15h30

Mesa redonda que visa promover a reflexão sobre as respostas da ciência às questões da construção subjetiva da experiência no ser vivo, nos modelos in vitro e "ex machina".

Coordenadora da atividade: Mariana Coimbra

Unidades de I&D: CINEICC, CNC e CISUC

16 outubro

  • O impacto das alterações climáticas nas doenças cardiovasculares

Com a presente atividade, pretendemos alertar e sensibilizar o público para o impacto de diferentes fatores de risco no sistema cardiovascular, com recurso a modelos anatómicos interativos, construídos com materiais reciclados e reutilizados.

Coordenadora da atividade: Tânia Marques

Unidades de I&D: iCBR

  • Os salteadores da iniciativa de cidadania europeia perdida.

Escape room para mostrar de maneira lúdica e interativa a atuação da investigação, abordando a participação cidadã.

Coordenadora da atividade: Alexandra Aragão

Unidades de I&D: IJ

  • Less Rare - Brain Flows for the Flawless

A doença Machado-Joseph é uma doença incapacitante com impactos dramáticos nos doentes e famílias e apresenta uma elevada incidência em Portugal. Este espetáculo de dança irá ilustrar como a doença progride ao longo da vida, destacando a importância da investigação.

Coordenadora da atividade: Catarina Miranda

Unidades de I&D: CNC

Partilhe