Uma Noite de Emoções no Rómulo

30 outubro, 2014≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A partir da obra “The Expression of the Emotions in Man and Animals”, publicada por Darwin em 1872, a marionet vai construir um novo trabalho. Apresentando o estudo sobre a relação das expressões faciais e estados emotivos de pessoas e animais, o espetáculo vai estar em cena de 25 a 27 de novembro no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Mas já a 30 de outubro, pelas 21 horas, o Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe, no mesmo âmbito, a recriação de uma experiência de Darwin. O programa conta ainda com um debate com vários investigadores e artistas que, de alguma forma, já trabalharam ou trabalham o tema das emoções.

O debate conta com a participação de vários oradores: Inês Almeida e João Peça, neurocientistas; Luís Santos, investigador em robótica, os atores Marcos Marques e Mário Montenegro, a atriz Paula Rita Lourenço, Pedro Andrade, artista plástico, e Susana Paiva, fotógrafa. A moderação está a cargo de Carlos Fiolhais.

O novo trabalho da marionet baseia-se ainda no trabalho do médico e fisiólogo francês, Guillaume Duchenne e na obra “Mecanisme de la Physionomie Humaine”, que apresenta o resultado das experiências com choques elétricos em determinadas zonas da cara dos pacientes para identificar os músculos envolvidos na expressão facial de determinadas emoções. Duchenne documentou a sua obra com várias imagens fotográficas que foram, mais tarde, utilizadas por Darwin noutras experiências de identificação de emoções.

Partilhe