Património

Universidade adquire edifício onde está instalada a creche SASUC

A casa de habitação está situada na Rua Lourenço de Almeida Azevedo, número 25.

30 december, 2021≈ 2 mins de leitura

O Reitor da Universidade de Coimbra com as antigas proprietárias do imóvel.

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) celebrou hoje, 30 de dezembro, a escritura pública de aquisição do prédio onde está instalada a creche dos Serviços de Ação Social da UC (SASUC).

O imóvel, situado no n.º 25 da Rua Lourenço de Almeida Azevedo, é a ‘casa’ da creche dos SASUC desde a fundação deste serviço de apoio à infância - pioneiro entre as instituições de ensino superior nacional – em 1973. A aquisição, após o imóvel ter sido colocado à venda em 2019, garante a manutenção das condições e da qualidade do serviço prestado nesta unidade de apoio à infância. A compra do edifício era "absolutamente essencial", afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

“A oferta das melhores condições aos nossos estudantes, docentes, investigadores e membros do corpo técnico é uma preocupação permanente para a Reitoria. A compra do edifício onde está instalada a creche dos SASUC insere-se nessa estratégia, que inclui uma resposta de ação social eficaz em todos os quadrantes”, afirma Amílcar Falcão.

“Orgulhamo-nos de ter sido a primeira instituição de ensino superior portuguesa a disponibilizar este serviço de apoio à infância à sua comunidade e uma das raras que o disponibilizam atualmente. Esta é mais uma forma de garantir a igualdade de oportunidades que é parte da matriz identitária da Universidade de Coimbra”, sublinha o Reitor.

A casa foi habitação de Luísa Cagido até oas seus 14 anos, idade em que saiu de Coimbra. "É uma casa que me é muito querida e que foi arrendada à Universidade de Coimbra quando saímos de cá. Ser agora vendida a um estranho, que não sabíamos o que iria fazer com ela, seria para nós muito triste", afirmou à margem da assinatura da escritura.

De acordo com Luísa Cagido, para a família "é muito importante que [a casa] fique com alguém que lhe dê um belíssimo trabalho, como são os Serviços Sociais que são um trabalho tão nobre" e, ao mesmo tempo, que mantenham "todas as caraterísticas da casa" que "é senhorial, de época e muito bonita".

A creche dos SASUC inclui quatro salas (Bebés, Transição, 1/2 Anos e 2/3 anos), servindo 60 crianças. No total, englobando as vertentes de creche (para crianças dos três meses aos três anos) e de jardim de infância (para crianças dos três anos até ao ingresso no 1.º ciclo do ensino básico), o serviço de apoio à infância dos SASUC tem cerca de 150 utentes.

Em ambos os casos, os filhos de estudantes têm prioridade de acesso, mas as valências estão igualmente abertas para descendentes de docentes, investigadores e membros do corpo técnico.

Partilhe