Universidade de Coimbra acolhe a 37.ª cerimónia de premiação do World Cultural Council

A Cerimónia, onde serão entregues os prémios Albert Einstein, José Vasconcelos e Leonardo da Vinci, tem lugar a 29 e 30 de novembro.

KP
Karine Paniza
RS
Rui Marques Simões
15 fevereiro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e o Conselho Cultural Mundial (WCC) anunciaram que a 37th World Cultural Council Award Ceremony – onde serão entregues os prémios Albert Einstein, José Vasconcelos e Leonardo da Vinci – vai ter lugar na UC a 29 e 30 de novembro de 2022. As palestras especiais, incluindo as dos laureados, vão decorrer no dia 29 e a cerimónia de entrega dos prémios será a 30 de novembro.

Data e demais pormenores da 37th World Cultural Council Award Ceremony foram anunciados esta terça-feira, dia 15, na sessão de apresentação pública com as intervenções do Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, do Diretor Executivo do WCC, Esteban Meszaros, do Presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, Cesário Silva, da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

As comemorações de 2022, em Coimbra, são a primeira vez em que os três galardões vão ser atribuídos no mesmo evento – até aqui, o Prémio Albert Einstein era entregue anualmente, enquanto os restantes eram concedidos alternadamente (o Prémio José Vasconcelos nos anos pares e o Leonardo da Vinci nos anos ímpares). Desde 1984, o Prémio Mundial de Ciência Albert Einstein, o Prémio Mundial de Educação José Vasconcelos e o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci foram concedidos a dezenas de cientistas, educadores e artistas ilustres que alcançaram conquistas marcantes nos seus campos de ação e têm trabalhado para promover a tolerância, paz e conhecimento para o bem-estar da humanidade e do meio ambiente. Na última edição, em 2019, o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci foi concedido ao produtor de cinema Paulo Branco, o primeiro português a ser laureado pelo Conselho Cultural Mundial.

Eis o que pode fazer:

Este ano, a cerimónia do WCC vai coincidir com as comemorações do 250.º aniversário da Reforma Pombalina, que abriu a Universidade de Coimbra ao ensino científico e experimental e aos ideais do iluminismo. A UC será a primeira universidade portuguesa a receber a World Cultural Council Award Ceremony, que já foi realizada em instituições como o Massachusetts Institute of Technology, a Universidade de Oxford ou a Universidade de Princeton.

“É uma honra para a nossa instituição receber a cerimónia do Conselho Cultural em 2022, ano com um grande simbolismo, devido às comemorações dos 250 anos das importantes conquistadas associadas às reformas do Marquês de Pombal, que alteraram profundamente a Universidade, e mais uma prova da nossa capacidade de constante adaptação aos mais exigentes desafios”, salienta o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Da Reforma Pombalina resultou uma profunda reformulação do ensino universitário português, que esteve na génese do que são atualmente a Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Imprensa e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Por sua vez, o Diretor-Executivo do Conselho Cultural Mundial, Esteban Meszaros, declara: “Estamos muito honrados por a Universidade de Coimbra sediar a Cerimónia de Entrega de Prémios de 2022. Após dois longos anos de pausa, estamos confiantes de que esta será uma ocasião histórica, que nos dará oportunidade para homenagear notáveis ​​cientistas, educadores e artistas, que deram contributos notáveis para benefício da humanidade, e também para celebrar o papel significativo que a cultura e a educação têm para melhorar a sociedade”.

O Conselho Cultural Mundial é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada no México, em 1982, por um grupo de 124 cientistas, académicos, presidentes de universidades e executivos dos cinco continentes, com a missão de promover uma cultura de tolerância, paz e fraternidade.

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é a mais antiga instituição de ensino superior de Portugal e do espaço lusófono e também uma das mais antigas de todo o mundo. Ao longo de mais de sete séculos, a UC tem deixado uma marca indelével nas áreas do ensino, ciência, inovação e cultura a nível global.

Para mais informações visite: https://wcc.uc.pt/home/ .

Reveja aqui a sessão na íntegra:

Eis o que pode fazer: