Universidade de Coimbra aprofunda cooperação com Moçambique

A visita da comitiva da UC teve como propósito aprofundar a cooperação académica, científica e cultural com instituições moçambicanas.

02 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© DR

Entre os dias 28 e 30 de novembro de 2022, uma comitiva da Universidade de Coimbra (UC), liderada pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, realizou uma visita de trabalho a Maputo com o propósito de aprofundar a cooperação académica, científica e cultural com instituições moçambicanas.

Destaca-se a intervenção pelo Vice-Reitor na Conferência “Responsabilidade Social 2022”, organizada pela Câmara de Comércio Portugal-Moçambique, no painel “Sociedade, Talento & Empresas”, com o Almirante Henrique Gouveia e Melo (Chefe do Estado-Maior da Armada), Mia Couto (escritor), Pedro Rebelo de Sousa (Presidente do Conselho Geral da CCPM), entre outros. Também organizada pela Câmara de Comércio Portugal-Moçambique, no âmbito da 3.ª Conferência “Economia do Mar”, o Vice-Reitor participou na entrega de prémios a estudantes moçambicanos juntamente com o antigo Presidente Joaquim Chissano, Doutor Honoris Causa da UC, na presença do Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, entre outras individualidades.

Houve ainda uma reunião de trabalho com o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, e no quadro do acordo com a Procuradoria-Geral da República de Moçambique, foi ministrada uma Aula Magna sobre o tema “Proteção e Garantia dos Direitos dos Cidadãos pelo Estado Administrativo” por Pedro Costa Gonçalves, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da UC.

Segundo João Nuno Calvão da Silva, “a participação em iniciativas que envolvem os mais relevantes atores da vida universitária, cultural, política e económico-social de Moçambique prestigia a UC; a conferência na Procuradoria-Geral da República reforça a importância do nosso contributo para a consolidação do Estado de Direito democrático no mundo da língua portuguesa”.