Universidade de Coimbra assina protocolo com Parlamento Nacional de Timor-Leste

A parceria estabelecida visa promover a cooperação académica entre as duas instituições. A primeira ação de formação é em janeiro de 2023, ministrada pela Faculdade de Direito da UC.

18 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) formalizou uma parceria com o Parlamento Nacional de Timor-Leste que visa “dar uma base de trabalho para toda e qualquer cooperação académica, científica e cultural que Timor-Leste deseje e que a UC seguramente cobrirá”, explica o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni.

“São dois acordos internacionais”, esclarece João Nuno Calvão da Silva. Um deles é mais “geral” e permite “logo avançar com ações concretas”. O outro documento assinado contém “todas as condições contratuais detalhadas” daquela que vai ser a “primeira ação de formação avançada e intensiva em Dili, no Parlamento Nacional”. A formação sobre legística vai ser ministrada pelo Diretor da Faculdade de Direito da UC, Jónatas Machado, na última semana de janeiro de 2023.

"Somos um parlamento jovem e completámos há pouco os 20 anos. Precisamos de consolidar conhecimentos técnicos para melhor servir o país”, defende o Secretário-Geral do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Adelino Afonso de Jesus, reforçando a importância da parceria com a UC.

Eis o que pode fazer:

Num ano de comemoração redonda, o protocolo assume-se também como “simbólico”, defende, com agrado, o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni. De acordo com João Nuno Calvão da Silva, para além de assinlar 20 anos da Independência, “aquilo que temos desenvolvido aqui não se traduz apenas em protocolos, mas sim em ações concretas”.

“Abraçando esta causa com Timor-Leste, damos mais um passo naquela que tem sido uma aposta estratégica desta Reitoria, que é o reforço da UC no espaço falante de língua portuguesa”, conclui.

Reveja a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: