Universidade de Coimbra assinala o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus com programa gratuito

11 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) junta-se à celebração do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, com diversas atividades e visitas gratuitas.

Para o Vice-Reitor da UC, Delfim Leão, é muito importante que a UC se associe às comemorações porque “as iniciativas que decorrem no seu âmbito constituem um meio privilegiado para as instituições e a comunidade académica sublinharem a sua abertura à sociedade, num movimento de aproximação que é mutuamente benéfico para robustecer a Ciência e a Cultura como bem público e património de fruição comum”.

As comemorações da Noite Europeia dos Museus e do Dia Internacional dos Museus vão decorrer nos próximos dias 13 e 18 de maio. Os museus portugueses organizam múltiplas atividades, este ano, sob o tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar".

A Noite Europeia dos Museus celebra-se no sábado, 13 de maio. Nesta ocasião, o Turismo da UC e o Jardim Botânico da UC (JBUC) vão propor diversas atividades desafiando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.

O JBUC propõe duas visitas noturnas à Estufa Tropical, às 21h00 e 22h00, ambas gratuitas, mas com inscrição obrigatória aqui. Já o Turismo UC preparou visitas livres à UC, com início às 21h30 e últimas admissões às 23h45. As propostas incluem o Gabinete de Curiosidades, Exposição ‘Éfe-Érre-Á – Momentos da Vida Académica, Palácio Real, Capela de S. Miguel e visita à Torre da Universidade de Coimbra que tem a entrada limitada por ordem de chegada.

A celebração do Dia Internacional dos Museus é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO). Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus. O horário de funcionamento dos museus é alargado com o objetivo de mais pessoas poderem visitar os espaços museológicos do país. Todos os museus de Portugal participam neste dia com atividades muito variadas.