Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a James Clark

A cerimónia vai decorrer na próxima quarta-feira, dia 3 de maio, a partir das 10h30, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

Cc
Catarina Ribeiro c/FFUC
27 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

James Clark, Professor na Universidade de York (Reino Unido) e na Universidade de Fudan (China), vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC) na próxima quarta-feira, dia 3 de maio. A cerimónia decorre a partir das 10h30, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

Jorge Salvador será o Padrinho (Apresentante), estando os elogios a cargo de Lígia Salgueiro (elogio do Doutorando) e de Maria Manuel Silva (elogio do Padrinho). Os três são docentes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), que propôs a atribuição do Doutoramento Honoris Causa ao docente universitário, destacando o seu papel como «líder na área da química verde e sustentável, com o seu trabalho a ser aplicado no desenvolvimento de produtos químicos e farmacêuticos mais verdes por diversas empresas e vários centros de investigação».

«A investigação do Professor James Clark é hoje aplicada em várias áreas, desde as biorrefinarias, à utilização de desperdício de alimentos como matéria-prima para produtos químicos e materiais ou à utilização de micro-ondas como uma via energeticamente eficiente para a valorização da biomassa», refere a FFUC.

A cerimónia vai ser transmitida em www.uc.pt/emdireto.

Sobre o Homenageado

James Clark é Professor na Universidade de York e na Universidade de Fudan. É internacionalmente reconhecido como líder na área da química verde e sustentável, com o seu trabalho a ser aplicado no desenvolvimento de produtos químicos e farmacêuticos mais verdes em parceria com empresas como a GSK, Pfizer, Sanofi ou Bayer e com vários centros de investigação europeus.

O desenvolvimento do kit de ferramentas “Chem21”, incluindo guias online para determinar o “verde” de processos sintéticos orgânicos e guias sobre seleção de solventes, foi um dos principais resultados da sua investigação, bem como a descoberta e desenvolvimento de materiais inovadores e sustentáveis.

Ao longo do seu percurso académico e de empreendedor recebeu inúmeros prémios, incluindo o prémio American Chemical Society - CEI por incorporação da sustentabilidade na Educação Química, o prémio da Royal Society of Chemistry - Prémio Química Verde, e mais recentemente o Prémio Europeu para a Química Sustentável.

Foi distinguido com o Doutoramento Honoris Causa por várias universidades europeias, incluindo a Universidade de Ghent (Bélgica), a Universidade de Leuphana (Alemanha) e a Universidade de Umea (Suécia).

Foi fundador da prestigiada revista líder mundial em química sustentável “Green Chemistry”, da Royal Society of Chemistry.

Tem colaborado com a Universidade de Coimbra, participando em trabalhos científicos que estiveram na génese de teses de doutoramento e de dissertações de mestrado. Na qualidade de Professor Visitante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra tem também participado, como conferencista, no Mestrado em Química Farmacêutica Industrial.