Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a Luís Portela

Cerimónia realiza-se a 20 de janeiro, a partir das 10h30, na Sala dos Capelos

15 janeiro, 2016≈ 4 mins de leitura

© DR

A 20 de janeiro, quarta-feira, a Universidade de Coimbra (UC) atribui o grau de Doutor Honoris Causa a Luís Portela, Chairman da farmacêutica BIAL. A cerimónia vai decorrer na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos), pelas 10H30.

Proposto pela Faculdade de Farmácia da UC (FFUC), o candidato terá como “Apresentante” Maria Margarida Caramona, estando os elogios a cargo do Vice-Reitor Amílcar Falcão (elogio do candidato) e da docente Isabel Vitória de Figueiredo (elogio da apresentante).

Segundo a Faculdade de Farmácia da UC, a distinção «sustenta-se nas características humanas e nível científico do Doutor Luís Portela e ainda na sua relevância profissional e na excelente integração no mundo empresarial farmacêutico.»

Dados Biográficos do Doutor Luís Portela (Fonte: BIAL):
Nascido em 1951 no Porto, Luís Portela é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto. Exerceu atividade clínica no Hospital de S. João apenas durante três anos e foi docente da Universidade do Porto durante seis anos, onde lecionou a cadeira de Psicofisiologia.
Desligou-se da carreira médica e universitária para se dedicar à gestão de empresas. A sua atividade empresarial foi iniciada com vinte e um anos e aos vinte e sete assumiu a presidência dos Laboratórios Bial, cargo que exerceu até Janeiro de 2011, tendo nessa altura passado a presidente não executivo. Também é presidente do Health Cluster Portugal.
Sob a sua presidência, em cerca de trinta anos, a Bial tornou-se a primeira empresa farmacêutica internacional de inovação de origem portuguesa, operando atualmente em 58 países. No Grupo Bial criou e desenvolveu dois Centros de Investigação, um na Trofa e outro em Bilbau, onde trabalham atualmente 107 pessoas, das quais trinta e cinco são doutoradas. No centro da Trofa foi criado o primeiro medicamento de investigação portuguesa a ser lançado, a partir de 2009, no mercado global.
Em 1994 criou conjuntamente com os Laboratórios Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas a Fundação Bial, tendo como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano, tanto sob os aspetos físicos como sob o ponto de vista espiritual. A Fundação teve desde então cerca de 1.200 bolseiros em investigação científica de 25 países diferentes na área das Neurociências. Também atribui um dos maiores prémios europeus de Saúde – o Prémio Bial.
Ao longo da sua carreira tem recebido várias distinções: aos quarenta anos foi condecorado pelo Presidente da República como Comendador da Ordem do Mérito e aos cinquenta com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. Em 1998 foi distinguido com o Prémio de Neurociências da Louisiana State University, nos E.U.A.
Em 2007 foi distinguido com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro – pela Câmara Municipal do Porto e em 2014 com a Medalha de Honra – Grau Ouro – pelo concelho da Trofa. Em 2008 foi distinguido como “Empresário do Ano” pelo Rotary International. Em 2009 foi eleito Académico Correspondente pela Academia Portuguesa de Medicina. Em 2013 foi o vencedor do Prémio Excellens Oeconomia, promovido pelo Jornal de Negócios e pela PwC, na vertente “Personalidade do Ano“. Em 2015 foi galardoado com o Prémio Lifetime Achievement pelo LIDE Portugal.