Universidade de Coimbra celebra o Dia Internacional dos Museus

A efeméride que celebra os museus de todo o mundo é celebrada a 18 de maio.

MS
Milene Santos
17 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 18 de maio assinala-se o Dia Internacional dos Museus, este ano com o tema “O Poder dos Museus”. Como já vem sendo habitual, a Universidade de Coimbra (UC) não vai deixar a data passar em branco.

O Turismo da UC tem preparadas algumas atividades, destinadas à comunidade em geral, e que incluem a subida à Torre da UC, uma visita guiada e uma exposição.

Entre as 16h30 e as 19h30 vai ser possível subir à Torre da Universidade, de forma totalmente gratuita. A entrada será feita por ordem de chegada (até às 19h00). Pelas 15h00, tem lugar a visita "Vi[r]Ver: iconografias [in]visíveis no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra", que estará a cargo de Sandra Costa Saldanha (Faculdade de Letras da UC / Centro de História da Sociedade e da Cultura - UC). A visita guiada terá um limite de participações, pelo que a inscrição é obrigatória e deve ser feita através do e-mail: turismo@uc.pt.

Na Porta Férrea estará patente a exposição de fotografia intitulada "Porta Férrea... 7 fotos * 7 histórias", do fotógrafo Augusto Bobone.

Também neste dia, o Museu da Ciência inaugura um novo espaço, o "Gabinete de Curiosidades: Uma interpretação".

A celebração do Dia Internacional dos Museus é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO). Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus. O horário de funcionamento dos museus é alargado com o objetivo de mais pessoas poderem visitar os espaços museológicos do país. Todos os museus de Portugal participam neste dia com atividades muito variadas.

Vi[r]Ver: iconografias [in]visíveis no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra

18 maio 2022, 15h00

Partindo de algumas das mais emblemáticas estruturas edificadas do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, a presente visita propõe um itinerário em torno do seu acervo escultórico. Com uma narrativa de conteúdos precisos, convoca dois eixos essenciais de leitura e descodificação de todo o espaço patrimonial: de Poder e Saber, expressos na sistemática referência a marcos fundacionais da Universidade e na exaltação do conhecimento. Fazendo eco dos processos de circulação e incorporação de bens artísticos, entre a extinção das ordens religiosas e a atualidade, desvenda-se, por fim, um conjunto de outras obras, arredadas dos habituais circuitos de visita.

Visita orientada por Sandra Costa Saldanha (FLUC / CHSC-UC) - Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; investigadora integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura; IR do projeto “Imaginária: valorização e proteção participativa do património escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra”.

Percurso: Pátio das Escolas; Capela de São Miguel; Sacristia; Capela Privada dos Reitores.

Exposição de fotografia na Porta Férrea... 7 fotos * 7 histórias

Augusto Bobone (1825 – 1910) foi um notável fotógrafo português e foi também o fotógrafo oficial da Casa Real nos últimos anos da Monarquia Constitucional.

Ganhou diversos prémios e medalhas nas exposições em que participou, destacando-se, em 1900, a Medalha de Ouro na Exposição Universal de Paris.

Nomeado fotógrafo das casas reais portuguesa e espanhola foi, sem dúvida, um dos profissionais preferidos da família real, bem como da Corte portuguesa.

Ao longo da carreira ganhou diversos prémios e medalhas nas exposições em que participou, destacando-se em 1900 o prémio da Medalha de Ouro na Exposição Universal de Paris.