Universidade de Coimbra celebra parceria com congénere mexicana CETYS

A parceria prevê, entre outras ações, o intercâmbio de estudantes, docentes, investigadores e membros do corpo técnico e a participação conjunta em eventos académicos, cursos internacionais, projetos de investigação e atividades culturais.

10 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e a CETYS Universidad, do México, celebraram esta sexta-feira um protocolo de cooperação, que vem estabelecer laços de colaboração académica, científica e cultural entre duas as instituições. O documento foi assinado na Sala do Senado pelo Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pelo Presidente da CETYS, Fernando León Garcia, na presença do Embaixador do México em Portugal, Hermann Aschentrupp Toledo.

“Num tempo ainda difícil para a mobilidade académica, a Universidade de Coimbra tem de alargar horizontes geográficos e parcerias para reforçar a sua internacionalização. O México, pela proximidade da língua e relevância geoestratégica, é uma aposta relevante e a presença do Embaixador mexicano comprova a importância do protocolo celebrado”, afirma o Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva.

As primeiras iniciativas no âmbito deste protocolo de cooperação vão passar pelo desenvolvimento conjunto de projetos de investigação, cursos, programas e eventos científicos – bem como pela partilha de material académico e publicações – entre a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e o Colégio de Ciências Sociais e Humanas da CETYS. Os termos desta cooperação foram igualmente firmados pelo Diretor da FPCEUC, António Gomes Ferreira, na cerimónia desta sexta-feira.

Rui Marques Simões