Universidade de Coimbra celebra parceria e recebe até domingo o V Congresso da SEDES

RS
Rui Marques Simões
19 novembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Universidade de Coimbra (UC) está a acolher até domingo, 21, o V Congresso da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. No evento, a decorrer a partir desta sexta-feira (19), no Auditório da Reitoria, foi celebrado um protocolo de colaboração entre as duas instituições.

A parceria – assinada pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Presidente do Conselho Coordenador da SEDES, Álvaro Beleza – estabelece as condições privilegiadas de que os membros da comunidade académica da UC vão passar a usufruir na utilização de bens e serviços da SEDES assim como os termos da colaboração da UC em eventos futuros da Associação. “É um privilégio e uma honra para SEDES assinar este protocolo com a Universidade de Coimbra. A SEDES continuará a organizar eventos nesta cidade e nesta Universidade, nomeadamente com os jovens da SEDES, que cá organizarão no futuro uma universidade de verão para formação de jovens quadros em várias áreas de atividade”, explicou Álvaro Beleza.

O protocolo, que vem estreitar os laços entre as duas instituições, foi assinado durante a primeira sessão do V Congresso da SEDES em Coimbra. Dividido em vários momentos de debate, em diferentes cidades do país, o evento comemorativo dos 50 anos da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social traz ao Auditório da Reitoria painéis de reflexão sobre Justiça, Regulação e Ensino Superior.

“A intervenção da SEDES no momento atual, que é particularmente complexo, será muito oportuna para estimular e ajudar a nossa sociedade. Espero que estes dias de trabalho sejam profícuos e que possam contribuir para a reflexão comum”, afirmou o Reitor Amílcar Falcão (também Coordenador do Conselho Distrital de Coimbra da SEDES), na sessão inaugural do evento.

Após um primeiro dia dedicado à “Reforma da Justiça”, as próximas sessões do V Congresso da SEDES vão debater Educação, Regulação (ambas amanhã – sábado, 20) e Ensino Superior (domingo, 21).