Universidade de Coimbra celebra protocolo de cooperação com a Polícia de Segurança Pública

Parceria, no âmbito da formação, da investigação, da inovação e da transferência de saber, foi celebrada esta terça-feira, na Figueira da Foz

03 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) celebraram esta terça-feira (dia 3) um protocolo de colaboração nos domínios da formação, da investigação, da inovação e da transferência de saber. O acordo foi assinado pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Diretor Nacional da PSP, Manuel Augusto Magina da Silva, numa cerimónia realizada no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

O protocolo, assinado por ocasião da comemoração do 144.º aniversário do Comando da PSP de Coimbra, vai permitir o desenvolvimento de ações de colaboração entre a UC e a PSP, a nível regional e nacional. Nesse âmbito, serão promovidas oportunidades formativas conjuntas, em consonância com as necessidades da PSP, assim como projetos de investigação e iniciativas em domínios considerados fundamentais e mutuamente enriquecedores.

Esta parceria é mais um exemplo da importância para a Universidade de Coimbra da cooperação e promoção de sinergias com as forças da comunidade, colocando os seus saberes ao serviço das pessoas e das organizações e potenciando oportunidades de aprendizagem mútua.

A Universidade de Coimbra e o Comando Distrital da PSP de Coimbra também celebraram esta quarta-feira (dia 4) um protocolo, tendo em vista a concretização de um projeto na área da Inteligência Artificial, com desenvolvimento de algoritmos de Machine Learning (com recurso ao processamento de linguagem natural), para apoiar o desenvolvimento da investigação criminal e facilitar a instrução de processos. O protocolo foi assinado, por via digital, pelo Vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, e pelo Comandante Distrital da PSP, Superintendente Rui Moura.