Universidade de Coimbra consolida liderança como a instituição mais sustentável de Portugal

UC é a melhor instituição de ensino superior nacional – e a 181.ª a nível mundial – no indicador Sustentabilidade, no Quacquarelli Symonds World University Rankings 2025.

05 junho, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) foi considerada novamente a instituição de ensino superior portuguesa que mais contribui para enfrentar os maiores problemas ambientais, sociais e de governação do mundo. De acordo com o Quacquarelli Symonds World University Rankings (QS WUR) 2025, reputado ranking divulgado esta terça-feira (4 de junho), a UC é a melhor instituição de ensino superior nacional – e a 181.ª a nível mundial – no indicador Sustentabilidade.

Num ranking onde figura em 355.º lugar a nível global (entre mais de 1500 participantes), a UC destaca-se também nos indicadores “Investigação em colaboração internacional” (posição 154), e “Citações por docentes” (posição 264). Mas é o indicador Sustentabilidade, com mais uma classificação entre o top 200 mundial, que vem reforçar a liderança nacional da Universidade de Coimbra neste domínio (como já fora registado na edição anterior deste e de outros prestigiados rankings).

O QS WUR 2025 resulta da avaliação do desempenho de 1503 instituições de ensino superior, de acordo com nove indicadores: a reputação académica (30%), as citações por docentes (20%), a reputação entre empregadores (15%), o rácio entre corpo docente e estudantes (10%), a empregabilidade (5%), os estudantes internacionais (5%), os docentes internacionais (5%), a investigação realizada em colaboração internacional (5%) e a sustentabilidade (5%).

Partilhe