Universidade de Coimbra dinamiza masterclasses sobre Física de Partículas para alunos do secundário

A iniciativa, que decorre durante todo o dia nas instalações do Departamento de Física, oferece aos alunos do Ensino Secundário a possibilidade de realizar diversas atividades relacionadas com a Física de Partículas.

SF
Sara Machado - FCTUC
21 março, 2023≈ 3 mins de leitura

O Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai promover no próximo dia 25 de março, sábado, uma masterclasse sobre Física de Partículas. Neste evento, destinado aos alunos do Ensino Secundário, os estudantes terão a oportunidade de “Ser Cientistas por um dia…”.

Esta iniciativa, que decorre durante todo o dia nas instalações do Departamento de Física, oferece aos alunos do Ensino Secundário a possibilidade de realizar diversas atividades relacionadas com a Física de Partículas.

De acordo com Filipe Veloso, investigador responsável pela organização do evento na Universidade de Coimbra (UC), os estudantes inscritos, juntamente com os seus professores, vão assistir a palestras sobre técnicas básicas de identificação de partículas elementares e análise de dados, mas também terão a oportunidade de colocar as mãos nas partículas, analisando os dados reais recolhidos pelos detetores das colaborações do Grande Colisor de Hadrões (LHC) do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN). Os resultados são depois associados aos vários grupos e discutidos em vídeoconferência com os outros grupos de visita às restantes universidades portuguesas e estrangeiras aderentes ao evento nesse dia.

«Esta é provavelmente a iniciativa em que mais alunos do Ensino Secundário visitam o Departamento de Física todos os anos, promovendo, assim, a imagem do departamento, da FCTUC e da UC», assegura Filipe Veloso, acrescentando que «habitualmente, participam nestas masterclasses cerca de 150 alunos e professores de várias escolas, descobrindo a Física de Partículas, convivendo com professores, investigadores e alunos universitários, e contactando, em conferência remota, com investigadores do CERN e do Fermilab, mas também com outras universidades internacionais onde as masterclasses ocorrem em simultâneo».

Este é um evento organizado pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em parceria com várias Universidades. Para os interessados, as inscrições devem ser feitas previamente pelos professores através deste formulário.