Universidade de Coimbra e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra abrem Doutoramento em Enfermagem

No ano letivo 2022-2023 inicia-se a lecionação do Doutoramento em Enfermagem, resultante da parceria entre a Universidade de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

17 junho, 2022≈ 3 mins de leitura

© DR

Nas palavras do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, a existência de um curso de Doutoramento em Enfermagem em Coimbra, numa parceria entre a UC e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), constitui um marco histórico, não só pela aproximação destas duas instituições de Ensino Superior da cidade, mas também pela virtuosa sinergia entre diferentes competências no âmbito das Ciências da Saúde que devem unir os seus esforços para que se reforce o lema "Coimbra Cidade da Saúde"".

A mesma relevância é reconhecida pela Presidente da ESEnfC, Aida Mendes. "A aprovação e abertura do Curso de Doutoramento em Enfermagem, na UC e numa parceria com a ESEnfC, é um passo decisivo para a consolidação do desenvolvimento da Enfermagem, enquanto área científica e profissão. Ao mesmo tempo consolida a cooperação entre estas duas Instituições do ensino Superior e coloca as ciências de enfermagem no diálogo interdisciplinar, com particular enfase com as demais ciências da saúde, no seio da academia", garante.

O novo Doutoramento, já acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, vai funcionar na ESEnfC e na UC e destina-se a titulares do grau de mestre em enfermagem (ou equivalente), bem como a licenciados em enfermagem ou detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Doutoramento em Enfermagem.

O novo ciclo de estudos tem por objetivo geral assegurar formação avançada que contribua para o desenvolvimento de competências de alto nível na produção e translação de conhecimento em enfermagem. As candidaturas vão abrir em breve na Universidade de Coimbra.

Mais informação aqui.