Universidade de Coimbra e Força Aérea Portuguesa celebram protocolo

O protocolo de cooperação reforça a ligação estratégica entre a academia e as Forças Armadas no âmbito do desenvolvimento científico, tecnológico e formativo.

02 julho, 2025≈ 3 mins de leitura

Vice-Reitor para a Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade da UC, Nuno Mendonça, e Major-General Fernando Costa

© DR

A Universidade de Coimbra (UC) e a Força Aérea acabam de celebrar um protocolo de cooperação que reforça a ligação estratégica entre a academia e as Forças Armadas, no âmbito do desenvolvimento científico, tecnológico e formativo.

A parceria estabelecida visa potenciar sinergias em áreas como a formação, a investigação, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de competências estratégicas, contribuindo para o reforço da capacidade científica e operacional da Força Aérea, bem como para a missão da Universidade de Coimbra enquanto agente de desenvolvimento do país e da Europa.

O Vice-Reitor para a Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade da UC, Nuno Mendonça, sublinhou a importância do alinhamento estratégico entre as duas organizações, destacando que “é essencial estar alinhado com uma instituição como a Força Aérea. Há aqui muito trabalho a fazer, em muitas áreas”. O responsável afirmou ainda que “é um orgulho podermos ser um ativo contributivo das valências que a Força Aérea está a implementar em Portugal” e reforçou que “este protocolo marca o início de um caminho conjunto, onde queremos crescer e evoluir lado a lado.”

O Major-General Fernando Costa destacou o simbolismo da parceria entre duas instituições com trajetórias diferentes, mas complementares, referindo que “este ato entre uma tão antiga e uma tão moderna instituição como a nossa não se deve refletir numa decalagem de conhecimento, mas sim numa cooperação e apoio mútuo que seguramente vamos ter”. O Comandante da AFA acrescentou ainda que este protocolo “vem afirmar o que já fazemos, agora de forma mais estruturada e persistente.”

Inserido nas comemorações do aniversário da Força Aérea, a cerimónia teve lugar, a 30 de junho, no Campus da Universidade de Coimbra, na Figueira da Foz, aquando das Jornadas Aeroespaciais. A sessão contou com a presença do Major-General Fernando Costa, Comandante da Academia da Força Aérea, da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Anabela Tabaçó, do Brigadeiro-General, Pedro Santos, Diretor de Engenharia e Programas da Força Aérea, e do Vice‑Reitor da UC, Nuno Mendonça.

Mais informações aqui.

Partilhe