Universidade de Coimbra entrega prémios de mérito a estudantes internacionais

Os Prémios Quadro de Mérito Estudante Internacional UC 1.º ano são destinados a cinco por cento dos melhores estudantes internacionais, matriculados e inscritos a tempo integral no 1.º ano pela primeira vez na UC em cursos de primeiro ciclo ou de mestrado integrado.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
22 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Foi num espírito de festa e de reconhecimento pelo esforço que a Universidade de Coimbra (UC) entregou os Prémios Quadro de Mérito Estudante Internacional UC 1.º ano referentes a 2021-22 e 2022-23. Uma cerimónia que juntou algumas dezenas no Centro Cultural D. Dinis.

Os estudantes internacionais dão à UC “esta dimensão tão importante e este abraço”, lembrou a Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque. Ao reconhecer as dimensões “do desconhecido e descoberta” que os estudantes internacionais enfrentam quando partem para estudar fora, a responsável reforçou a importância dos laços e dos valores. Cristina Albuquerque espera que “encontrem na Universidade os valores e a forma como, em conjunto, vamos fazer a diferença”.

Também o Reitor da UC, Amílcar Falcão, agradeceu “o esforço” dos estudantes internacionais. “É com muito gosto que vos acolhemos e que entregamos este prémio”.

Durante a sessão, foram chamados os estudantes do Quadro de Mérito de 2021-22, Li Zesheng, e de 2022-23, Mariana Dinis, que partilharam a experiência de estudar e viver a UC. “Como estudante internacional, acredito que temos uma responsabilidade”, referiu Li Zesheng, “de sermos pontes e mensageiros”. “Vamos incorporar os valores da UC, tornarmo-nos cidadãos globais e influenciadores de um futuro melhor”.

Também o presidente da Associação Portuguesa de Estudantes e Pesquisadores Brasileiros, Filippe Vaz, sublinhou o viver "através de novas experiências, aprender e ensinar" que fazem parte da vida de um estudante internacional. "Momentos como este mostram como é importante" e como "podem e devem construir o futuro desta instituição", acrescentou.

Eis o que pode fazer:

Os cursos de Ano Zero estiveram também em destaque durante a sessão. De acordo com o Reitor da UC, “revelam o empenho da UC, e que tem vindo a ser consolidado, na importância da Língua Portuguesa no espírito académico e na Academia”. Também Cristina Albuquerque garantiu que a homenagem aos coordenadores e estudantes surge “da consciência de que a integração na UC também passa pela capacidade de comunicar” e em Língua Portuguesa.

Os Prémios Quadro de Mérito Estudante Internacional UC 1.º ano são destinados a cinco por cento dos melhores estudantes internacionais, matriculados e inscritos a tempo integral no 1.º ano, pela primeira vez na Universidade de Coimbra, em cursos de primeiro ciclo ou de mestrado integrado. Na cerimónia foi ainda entregue a distinção Ano Zero, atribuído a estudantes internacionais na UC, nos cursos não conferentes de grau do Ano Zero Ciências e Tecnologia e Ciências Sociais e Humanidades, cujo percurso se destaca pela excelência.

A cerimónia, que teve lugar no Centro Cultural D. Dinis a 19 de maio, entregou os diplomas quadro de Mérito a estudantes internacionais de 2021-22 e 2022-23 e contou com um momento cultural pelo Grupo Musical da Organização de Estudantes da Guiné-Bissau.