Universidade de Coimbra estabelece acordo com a empresa tecnológica VisionWare

Além da normal cooperação académica e empresarial, o acordo prevê a submissão conjunta de candidaturas a programas de financiamento da União Europeia, no contexto de futuros consórcios e projetos europeus.

06 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Felippe Vaz

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de oficializar um protocolo de parceria com a VisionWare, empresa tecnológica portuguesa dedicada à segurança de informação e cibersegurança. Além da normal cooperação académica e empresarial, principalmente na vertente do recrutamento, o acordo prevê ainda a submissão conjunta de candidaturas a programas de financiamento da União Europeia (UE), no contexto de futuros consórcios e projetos europeus.

Com este projeto, pretende estabelecer-se um contacto mais próximo com os alunos e, simultaneamente, colmatar não só a escassez de talento na área das Tecnologia de Informação e Comunicação que se faz sentir em Portugal, assim como investir no desenvolvimento de competências essenciais a um setor com cada vez maior peso na economia global. A cooperação será extensível a todo o universo e ecossistema da UC, com particular enfoque na estreita interação com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) e o Departamento de Engenharia Informática (DEI).

“A Universidade de Coimbra tem investido na convergência académica/empresarial e no estreitar das relações com empresas de referência, permitindo que melhorem a sua capacidade de inovação e competitividade, porque acreditamos que a produção e transferência de conhecimento para a sociedade é uma parte essencial da nossa missão", afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão, acrescentando que a parceria com a VisionWare "representa uma oportunidade para os estudantes complementarem a sua aprendizagem académica e enriquecerem o seu currículo”.

“Esta parceria com a Universidade de Coimbra é mais um dos objetivos que tínhamos definido, e que serve para dar resposta às exigências do mercado ao nível dos recursos humanos, contribuindo para uma das áreas cada vez mais cruciais para a nossa sociedade”, refere Bruno Castro, CEO e fundador da VisionWare. O responsável destaca ainda que “é através da aproximação ao meio académico e empresarial que conseguiremos responder ao mercado, e desta maneira formar e disponibilizar cada vez mais e melhores profissionais, mais e melhores serviços”.

O protocolo detém ainda um cariz pessoal/emocional para a VisionWare, já que o seu CEO é licenciado em Engenharia Eletrotécnica desde 2000, pela FCTUC, e Mestre em Engenharia Informática (Segurança Informática), pela mesma faculdade, em 2001, participando regularmente como docente convidado nesta instituição.

Sobre a VisionWare, Sistemas de Informação SA

A VisionWare é uma empresa portuguesa, fundada em 2005 e especializada em segurança de informação: cibersegurança, TI, investigação forense, compliance, privacidade, formação e intelligence. Reconhecida como detentora de capacidade técnica relevante por instituições portuguesas e estrangeiras ligadas à justiça e com interesse no tema da segurança, a VisionWare tem estado envolvida em diversos projetos internacionais e apoiados pela UE.

Atualmente, a VisionWare está presente em diferentes geografias tendo alcançado dimensão mundial através dos seus inúmeros projetos de relevo. Tem conquistado a confiança dos seus clientes nacionais e internacionais, e o reconhecimento da comunidade e das principais entidades reguladoras do setor. Sob o mote ‘Challenging an Unsafe World’, a missão da VisionWare consiste em contribuir para o sucesso dos seus clientes, em estreita relação de parceria, num mundo que é marcado pelas constantes inovações tecnológicas.

Mais informações disponíveis no site da VisionWare em: https://www.visionware.pt/