Universidade de Coimbra faz doação ao Museu Nacional do Brasil

A doação é um passo no estreitar de relações entre o Museu da Ciência da UC e o Museu Nacional do Brasil, reconhecido como o maior museu de história natural da América Latina até ter sido atingido por um grande incêndio em 2018.

RS
Rui Marques Simões
27 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) vai doar ao Museu Nacional (MN), do Rio Janeiro (Brasil) uma coleção simbólica de conchas marítimas e terrestres. A cerimónia de formalização da doação decorre na sexta-feira, dia 29, a partir das 12h00, na Sala do Senado da Reitoria da UC.

A cerimónia de formalização da doação vai contar com as intervenções do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, do Diretor do Museu da Ciência da UC, Paulo Trincão, do Diretor do MN, Alexander Kellner, do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, da Cônsul-Geral do Brasil no Porto, Maria Dulce Silva Barros, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Após este evento, o Embaixador de Portugal no Brasil será também o convidado da mais recente edição do ciclo Conversas da Casa da Lusofonia, promovido pela UC. A conferência, com o tema “Portugal e o Brasil – uma relação com passado, presente e futuro”, vai ser moderada por Francisco Azevedo e Silva, vogal do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. A abertura fica a cargo do Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva e do Presidente da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra, Felippe Vaz, e no encerramento vai usar da palavra Anabela Mota Pinto, membro do Conselho Geral da UC.

O programa do dia contempla ainda a visita do Diretor do Museu Nacional, Alexander Kellmer, ao Museu da Ciência da UC.