Universidade de Coimbra inicia colocação de novos ecopontos nas suas instalações

O projeto está em linha com o Plano Estratégico da UC 2019-2023.

29 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de reforçar o número de ecopontos presentes no edifício da Faculdade de Medicina (Polo I), onde foram instalados 20 novos pontos de recolha seletiva de resíduos.

A instalação de ecopontos para separação dos principais resíduos urbanos está em linha com Plano Estratégico da UC 2019-2023 que entende ser “urgente desenvolver uma cultura de combate ao desperdício e adotar os princípios inerentes à economia circular, assente na redução, reutilização, recuperação e reciclagem”, criando condições para que a comunidade universitária possa fazer uma efetiva e correta separação de resíduos.

O projeto pretende analisar alguns dados e procedimentos de recolha e, até ao final de 2023, alargar a instalação de novos pontos de recolha em todos os espaços da UC. Estão a ser analisadas as localizações específicas em cada unidade orgânica, de forma a disponibilizar um rápido acesso aos locais de deposição por um lado e, por outro, otimizar o número de ecopontos a instalar.

Serão sobretudo conjuntos de três contentores – papel, plásticos/embalagens e indiferenciados – havendo pontualmente conjuntos de quatro contentores – com adicional para o vidro – uma vez que o vidro é de produção muito residual e não é, do ponto de vista da sustentabilidade, justificável a sua aquisição para todos os pontos.

A ideia passa também por criar uma linguagem e imagem única, ou o mais uniforme ou harmonizada, de contentorização a todos os espaços da UC, para que mais facilmente se possam identificar os pontos de deposição, coisa que atualmente não existe. Procurar-se-á ainda reutilizar, tanto quanto possível, os contentores existentes para finalidades semelhantes.

Os resíduos de papel, plástico/embalagens e vidro são recolhidos pela ERSUC, no âmbito de um protocolo estabelecido com a UC, e que têm como destino a valorização. Os indiferenciados são colocados nos contentores de rua e recolhidos pela SUMA, no âmbito do contrato com a UC, e têm como destino a eliminação, com custos financeiros e ambientais, o que releva a importância da separação na origem, isto é, quando são produzidos nos diversos espaços da universidade.