Universidade de Coimbra integra o primeiro livro das boas práticas mundiais para o Campus Saudável

O livro será apresentado numa cerimónia, em Bruxelas, no dia 27 de maio.

20 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Após dois anos de implementação do projeto Healthy Campus, promovido pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), a Universidade de Coimbra (UC) foi convidada a partilhar as suas ações, reconhecidamente consideradas como boas práticas Federação, num livro que será apresentado a 27 de maio numa cerimónia em Bruxelas.

Ao longo do primeiro período de implementação do projeto, universidades de todo o mundo apresentaram, de acordo com os critérios definidos no programa, várias evidências referentes às ações que desenvolvem no seu campus. Para os 100 critérios de avaliação serão apresentadas as melhores práticas de entre as universidades participantes. Da Universidade de Coimbra, foram selecionadas pela FISU 10 boas práticas que serão incluídas nos domínios da gestão do programa, atividade física e desporto, nutrição, prevenção da saúde e dos comportamentos de risco e do ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social.

Segundo o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para as áreas da Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo, a participação da instituição neste livro de boas práticas revela "o reconhecimento do investimento que a UC tem feito na saúde e no bem-estar das pessoas, assumindo estas dimensões indubitável importância na realização plena de toda a sua comunidade".

O Programa Healthy Campus é destinado à promoção de estilos de vida saudável e ativa, alinhado com a definição de Saúde preconizada pela Organização Mundial de Saúde (WHO) e que passa pela conquista de um estado de bem-estar físico, mental e social e não, somente, a ausência de doença ou enfermidade ("state of complete physical, mental and social well-being and not merely the absence of disease or infirmity").

As Instituições de Ensino Superior (IES) que aderem ao programa concorrem para a atribuição de uma certificação do "Campus Saudável" atribuída pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU).

Todas as informações relacionadas com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido estão disponíveis em: https://www.uc.pt/healthycampusuc/.