Universidade de Coimbra junta 1,3 toneladas de equipamentos elétricos para reciclagem

A ação promovida pela Divisão de Manutenção, Segurança e Ambiente do Serviço de Gestão das Instalações e Património da UC contou com uma forte adesão da comunidade académica.

MD
Milene Santos (com DMAS)
31 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

No âmbito do Dia da Árvore e da Floresta, que se assinalou a 21 de março, a Divisão de Manutenção, Segurança e Ambiente do Serviço de Gestão das Instalações e Património da Universidade de Coimbra (UC) promoveu uma iniciativa de recolha alargada de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).

A ação contou com um forte envolvimento e participação da comunidade académica, atestando o seu empenho com os objetivos de desenvolvimento sustentável e com a manutenção da UC enquanto instituição de ensino superior mais sustentável do país, segundo o Times Higher Education Impact Rankings (edições de 2020, 2021 e 2022).

Com a iniciativa foi possível recolher cerca de 1,3 toneladas de REEE trazidos pelos elementos da comunidade UC.

Das diversas tipologias de resíduos entregues, destacaram-se os equipamentos informáticos (628 kg, 48%) e pequenos equipamentos domésticos (262 kg, 20%).

O tratamento destes REEE permitirá recuperar cerca de 590 kg de metais ferrosos, 92 kg de plástico, 260 kg de componentes eletrónicos diversos, 120 kg de outros metais, como alumínio ou cobre, entre outros.

Desta forma, a iniciativa vai permitir a reciclagem de 1067 kg dos diversos componentes dos REEE, cerca de 82% do total recolhido, cerca de 120 kg, serão sujeitos a valorização energética (9%) e os restantes 9% (120 kg), terão de ser sujeitos a operações de eliminação.