Universidade de Coimbra junta-se à programação do Encontro Nacional de Ciência Cidadã

O evento realiza-se nos dias 25 e 26 de novembro e é coordenado, em Coimbra, pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar.

19 novembro, 2021≈ 3 mins de leitura

Nos próximos dias 25 e 26 de novembro realiza-se o Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021 (ENCC 2021) com o objetivo de construir pontes para uma ciência participada.

O ENCC 2021 terá como foco a partilha e a discussão de desafios e boas práticas que levem a um envolvimento mais efetivo dos cidadãos, das empresas, da indústria, dos decisores políticos e do sector público, nos processos de investigação e inovação, através da ciência cidadã.

O evento mantém a premissa de promover a divulgação de projetos em curso e a reflexão acerca das práticas, desafios e futuro da ciência cidadã. O encontro pretende reunir tanto cientistas como cidadãos cientistas, que desenvolvam ou participem em projetos e iniciativas que considerem pertinentes neste contexto, bem como todos os interessados em saber mais sobre esta temática.

O ENCC 2021 vai ter lugar num formato presencial descentralizado, a decorrer simultaneamente em oito bibliotecas - públicas e universitárias - pelo país (incluindo nas ilhas), com transmissão online a partir de cada biblioteca anfitriã para os restantes espaços que acolhem o evento (a lotação em cada um dos espaços é limitada e o uso de máscara é obrigatório). Nas seguintes situações excepcionais, a participação poderá acontecer em formato online: caso o participante não tenha qualquer possibilidade de se deslocar a nenhum dos locais do encontro (e.g. resida fora de Portugal); e caso a lotação esgote na biblioteca escolhida e não possa deslocar-se a outro dos espaços disponíveis.

Em Coimbra, o encontro vai decorrer no Departamento de Física da Universidade de Coimbra | Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e é coordenado pelo Instituto de Investigação Interdisciplnar da Universidade de Coimbra.

Momentos do Encontro com participação da Universidade de Coimbra

Dia 25 de novembro:

Comunicação e Participação

Desafios e oportunidades da ciência cidadã na problemática do lixo marinho – a experiência da plataforma lixomarinho.app
Filipa Bessa , MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra

Biodiversidade

Dados de história natural transcritos do arquivo: Resultados do projeto colaborativo ‘Cartas da Natureza’ no Zooniverse

Biodoversidade

Cogumelos na Cidade – Descobrir e desfrutar dos fungos à nossa volta
Susana C. Gonçalves, Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra

Arquivos e Património

Explorator – Uma plataforma de crowdsourcing para acelerar a informatização do herbário da Universidade de Coimbra
Joaquim Santos, Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra

Dia 26 de novembro:

Diálogos Cruzados II

Filipa Bessa, MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
María Alonso, Mapping for Change
Cláudia Pato de Carvalho Centros de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra; Rede Artéria
Pablo Camacho, FECYT – Fundación Española Para La Ciencia Y La Tecnologia
Moderador: António Gouveia, Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra

Sessão Inversa - O potencial pedagógico da Ciência Cidadã
Convidados:
Raquel Maricato, Jardim de Infância dos Serviços Sociais da Universidade de Coimbra
Fátima Sales, Herbário da Universidade de Coimbra
Gonçalo Canto Moniz, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Moderador: Coordenação do programa Ciência Viva no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Programa completo do Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2021 disponível aqui.

Todas as informações sobre o encontro estão disponíveis em https://www.cienciacidada.pt/encontrocc2021.