Universidade de Coimbra lança 'Heritage & Culture Helix' para estimular investigação interdisciplinar e internacional

A “Heritage & Culture Helix” é uma ferramenta digital que vai ser dinamizada pela UC e que pretende agregar e reforçar projetos e equipas de investigação interdisciplinares e internacionais nas áreas do património e da cultura.

RS
Rui Marques Simões
18 novembro, 2021≈ 3 mins de leitura

Vice-Reitores Cláudia Cavadas e Delfim Leão ladeados pela equipa da "Heritage & Culture Helix"

© Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) anunciou hoje (quinta-feira, 18) o lançamento da “Heritage & Culture Helix”, uma ferramenta digital que será dinamizada pela UC e que pretende agregar e reforçar projetos e equipas de investigação interdisciplinares e internacionais nas áreas do património e da cultura. Este grupo digital – a funcionar na plataforma Crowdhelix, que liga instituições líderes de investigação e empresas inovadoras de todo o mundo, para que preparem e apresentem projetos e candidaturas conjuntas a programas de financiamento – foi apresentado formalmente na Sala do Senado da Reitoria da UC.

A “Heritage & Culture Helix” – dinamizada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade (IIIUC) – tem como principal função estimular a produção de conhecimento, proteção e promoção do património e da cultura, apoiando o trabalho dos especialistas que procurem colaborações internacionais para os seus projetos de investigação e estabelecendo ligações com as artes, com setores culturais e criativos e com a indústria.

Os membros deste grupo serão convidados a participar em webinars, a partilhar práticas e experiências, a estabelecer parcerias e colaborar em candidaturas de projetos a financiamento competitivo.

"Esta ferramenta digital vai permitir potenciar a formação de equipas e promover a investigação interdisciplinar na área do Património e Cultura", sublinha Cláudia Cavadas, Vice-Reitora da UC para a Investigação e Diretora do IIIUC. Além disso, “vai mostrar o elevado potencial e capacidade da Universidade de Coimbra para dinamizar iniciativas em áreas de extrema relevância", nota Delfim Leão, Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta.

Mais informações sobre a “Heritage & Culture Helix” estão disponíveis em https://crowdhelix.com/helixes/heritage-culture.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer: